AMAZON DESBANCA P&G PARA O SEGUNDO LUGAR E SE TORNA A MAIOR ANUNCIANTE DO MUNDO

AMAZON DESBANCA P&G PARA O SEGUNDO LUGAR E SE TORNA A MAIOR ANUNCIANTE DO MUNDO

A Amazon é o maior anunciante do mundo, segundo o relatório da Ad Age com as cem marcas que mais investiram em marketing em 2019. A bigtech assume o ranking com um investimento de US$ 11 bilhões em publicidade no ano passado, alta de 34%; e vendas líquidas de US$ 281 bilhões, o que equivale a um aumento de 20%.

Da quinta para a primeira posição, a varejista on-line desbancou a fabricante de bens de consumo P&G para o segundo lugar. A dona de marcas como Gillette, Head & Shoulders, Ariel, Pampers, Oral-B e Always fechou o ano fiscal encerrado em junho de 2020 com US$ 10,7 bilhões destinados à propaganda.

L´Oréal, Samsung, Unilever, Comcast, Nestlé, LVMH, Alphabet e AT&T completam a lista dos dez maiores anunciantes globais apurados pela pesquisa. A verba dos cem maiores anunciantes do mundo registrou um crescimento de 0,9%, para US$ 300 bilhões em 2019. O relatório frisa que esse valor é um recorde, antes do cenário de crise imposto pela Covid-19, que obrigou os profissionais de marketing a frearem os gastos. 

A previsão do relatório organizado pela publicação norte-americana é de que os gastos de 2020 recuem, exceto entre as marcas que conseguiram aproveitar as oportunidades de mercado em meio à pandemia do novo coronavírus. Esse é o exemplo da empresa de marketing de seguros Progressive Corp.

Já a receita da Netflix aumentou 25% nos primeiros nove meses de 2020, mas o serviço de streaming cortou os gastos com marketing em 17%. Na Alphabet, controladora do Google, a receita cresceu 8,5% nos primeiros três trimestres, mas a verba de comunicação diminuiu em US$ 718 milhões.

Os players de internet concentram uma parcela expressiva dos investimentos em comunicação nos últimos anos, mas em 2019 foi diferente. Juntas, as marcas do setor aumentaram a verba em 1,2%, não muito distante da alta de 0,9% considerando as 87 empresas listadas do ranking. A queda está ligada à velocidade mais lenta de crescimento da China.

China ventures Ant Group, Baidu e Tencent estão entre as empresas que cortaram verbas, ao contrário do grupo Alibaba, cujo aporte em publicidade cresceu 35%. Facebook (até 43%), Alibaba (até 35%) e Amazon (até 34%) são as empresas de internet que lideraram a lista de empresas da Ad Age com os maiores aportes de comunicação em 2019.

Fonte: Propmark



Artigos Relacionados

Partners Comunicação Atinge a Maioridade com Nova Sede e Marca Revitalizada

Em março de 2015, a Partners Comunicação Integrada completará 21 anos. Para celebrar, a empresa prepara uma série de ações,

COMO O CLUBHOUSE PODE SER ÚTIL NA INDÚSTRIA DE COMUNICAÇÃO?

As definições de FOMO (sigla para “medo de ficar de fora” em inglês) não cessam de ser atualizados no aplicativo Clubhouse que, desde a semana passada, tem sido palco para conversas sobre diferentes assuntos que duram horas e, a cada momento, são […]

MINDFULNESS PARA ENFRENTAR A PANDEMIA.

A médica infectologista e instrutora de mindfulness Roberta Ribeiro grava podcasts que ajudam a manter o equilíbrio e controlar a ansiedade. Quando tinha 5 anos, Roberta Ribeiro decidiu ser médica e, apesar da pouca idade, também optou pela especialidade: neurocirurgia. O motivo? “Queria mudar a cabeça das pessoas, a forma como pensavam”, diverte-se ao lembrar. A vida, como sempre, deu suas voltas. Quando […]