PLANEJAMENTO 2021. COMO SERÁ O SEU?

Todos estão sendo convocados para planejar 2021, como você está preparando o seu? O ano 2020 terminou em março e ainda não sabemos quando estaremos todos a pleno vapor nos negócios.
Você não pode esquecer-se de seu principal ativo: seu time e parceiros!
Essa pandemia ressignificou a importância de pessoas, e a primeira e imediata providência das empresas foi mandá-los pra casa. Mesmo com esse stop & go no isolamento, é necessário pensar na retomada forte dos negócios.
A tendência mundial na indústria de incentivos, nos países que já retomaram as atividades, se orientam por:
– Revisão de metas e KPIs valorizando a motivação do time. Metas factíveis é a lei;
– Programas de curto prazo com muita ênfase ao reconhecimento;
– Segmentação da comunicação (temos millenials, boomers, geração x);
– Mais motivação e afeto do que a fórmula atual de KPIs/métricas;
– Retorno tímido de I.I.T (Individuals Incentive Travel);
– Aumento no uso de giftcards e catálogos para prêmios;
– O retorno das premiações de láurea como hall of fame;
– Uso intensivo de premiação com wellness, teleterapia, fitness e home care;
– Invasão nas casas dos colaboradores com lives, hhour’s e café da manhã;
Os líderes se dedicam muito mais as lives com frequência diária ou semanal.
As razões para essa mudança nos programas são varias, já que as lideranças não estavam preparadas para o trabalho remoto, essa distância surpreendeu a todos e mais:
– Acolhimento na volta de pessoas aos negócios lambendo as feridas;
– Reforço dos vínculos com o time, coesão, elos e reforço na confiança de futuro;
– Conhecer melhor e profundamente seu time com uso intenso de people analytics;
– Recuperar os clientes e manutenção de share de mercado;
– Envolvimento de todas as áreas e não mais somente a área comercial.
No Brasil, precisamos imediatamente recuperar o uso de storytelling, motivação e campanhas criativas que motivam e engajam para valer. Hoje o mercado se orienta somente por KPIs e prêmios com comunicação fria, é preciso um back to the past e resgatar a importância das pessoas no desempenho na performance.
A volta das viagens é um objeto de desejo. É considerada a premiação que se recuperará muito rápido, hoje represada a espera da liberação de voos internacionais e a superação do medo de contato social. Numa pesquisa feita mês passado nos Estados Unidos ressaltam os destinos de Cancun, Havaí, Barcelona, Bangkok e cidades de alto astral e sol, e a china que era um destino de benchmarking atualmente está em baixa como destino, e muitas iniciativas de viagem de carro e motor home com a família.
Temos aí uma oportunidade para os destinos nacionais desde que se prepararem e criativamente se apresentarem com muita criatividade, em alguns países e cidades se oferecem para subsidiar a viagem de turistas (como Japão, Suíça e Itália). As viagens que estavam previstas nesse período mais de 78% foram mantidas para 2021. Ninguém quer cancelar a tão sonhada viagem, nem empresas e nem ganhadores.
Fonte: Artigo de Gilmar Pinto Caldeira, Sócio diretor da IGNIX, publicado no Portal da Revista Live Marketing.
Artigos Relacionados
MARCAS NA REDE: COMO APROVEITAR MELHOR O PINTEREST.
No início de abril, o Pinterest lançou sua plataforma para anunciantes no Brasil. Ela dará mais autonomia para que marcas e agências criem anúncios e alinhem seus objetivos com a plataforma. Isso não significa que os anunciantes não estavam […]
Banco Mundial cita medida do Brasil como positiva no combate ao coronavírus
O Banco Mundial emitiu uma nota de orientação sobre gerenciamento de risco e facilitação do comércio durante a pandemia do coronavírus e apontou o Brasil como um dos exemplos a serem seguidos para lidar com o comércio internacional, visando minimizar o impacto da doença na economia.
E-COMMERCE NA PANDEMIA: MARKETPLACES, NOVA GEOGRAFIA E MÍDIAS ALTERNATIVAS.
O e-commerce vem se tornando cada vez mais um pilar fundamental para o comércio brasileiro. Um ano e meio depois do início da pandemia, é possível ver tanto uma ampliação do digital quanto o aumento da qualidade dos serviços em nossas vidas. […]