Toggle Menu

MAIS DE 60% DOS BRASILEIROS DIZEM PREFERIR VIAJAR DENTRO DO PAÍS NO PÓS-PANDEMIA

MAIS DE 60% DOS BRASILEIROS DIZEM PREFERIR VIAJAR DENTRO DO PAÍS NO PÓS-PANDEMIA

O turismo doméstico está no radar de preferência da maioria dos brasileiros nos primeiros meses pós-pandemia, segundo reforça uma pesquisa exclusiva da MindMiners, compartilhada com o CNN Brasil Business. No total, 61% dos participantes dizem que optará por uma viagem dentro do país antes de se arriscar a ir ao exterior assim que a quarentena imposta pela Covid-19 acabar. 

A tendência de reação primária do turismo nacional já havia sido identificada por empresários do setor, como o CEO da CVC, Leonel Andrade, e da Accor, Patrick Mendes. Em entrevista ao CNN Brasil Business, Andrade afirmou que o turismo local será o “elo da retomada” do setor, com resultados positivos potenciais já no segundo semestre, quando a empresa pretende retomar suas atividades.

Ainda de acordo com a pesquisa da MindMiners, 71% dos respondentes cancelaram ou adiaram pelo menos uma viagem devido à pandemia. No recorte geográfico, 93% cancelaram ao menos uma viagem doméstica, enquanto 80% cancelaram ao menos um voo para outro país. 

“Quando há cancelamentos, há necessidade de reembolso de valores pagos de aéreo, hotelaria e serviços por exemplo. Assentos e quartos que provavelmente não foram e nem serão vendidos no curto prazo”, diz a pesquisa. “E mesmo quando há remarcação ou adiamento, há um retrabalho de toda a cadeia ao encontrar uma nova data respeitando toda as empresas envolvidas e suas políticas de remarcação”, acrescenta.

No auge da crise, em março, o segmento de turismo perdeu R$ 14 bilhões em receita no Brasil, uma queda de 84% no faturamento quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em âmbito global, a Organização Mundial do Turismo (OMT) prevê uma retração de até 30% em todo o mundo este ano. 

A MindMiners ouviu 500 pessoas, homens e mulheres, de todas as regiões brasileiras, e de distintas classes sociais, entre os dias 15 e 22 de junho, por meio de uma plataforma online de pesquisas. Um filtro aplicado é o costume de viajar a um destino internacional ao menos uma vez ao ano. O levantamento foi realizado em parceria com a Hip Hotels.

Fonte: CNN Brasil



Artigos Relacionados

ABA DIVULGA GUIA EM QUE DEFENDE UMA PUBLICIDADE MAIS LIVRE.

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) lançou na última terça (23/11), seu “Guia de Melhores Práticas ao Mercado Publicitário”, em que relaciona o que a entidade considera que seriam os princípios a nortear o relacionamento entre as empresas anunciantes com as agências e os veículos de comunicação. […]

Black Friday: como a geração Z e as redes sociais, impactam as vendas no e-commerce

Jovens chegam ao mercado consumidor com novas prioridades; executivo aconselha estudar perfil de compra do grupo em datas comemorativas […]

Alta liderança adere à IA, mas ainda tem dificuldade para obter insights

Levantamento da IBM mostra que CEOs no Brasil enfrentam desafios na gestão de dados, mas confiam em informações internas como principal fonte para a tomada de decisões […]