MAIS DE 60% DOS BRASILEIROS DIZEM PREFERIR VIAJAR DENTRO DO PAÍS NO PÓS-PANDEMIA
O turismo doméstico está no radar de preferência da maioria dos brasileiros nos primeiros meses pós-pandemia, segundo reforça uma pesquisa exclusiva da MindMiners, compartilhada com o CNN Brasil Business. No total, 61% dos participantes dizem que optará por uma viagem dentro do país antes de se arriscar a ir ao exterior assim que a quarentena imposta pela Covid-19 acabar.
A tendência de reação primária do turismo nacional já havia sido identificada por empresários do setor, como o CEO da CVC, Leonel Andrade, e da Accor, Patrick Mendes. Em entrevista ao CNN Brasil Business, Andrade afirmou que o turismo local será o “elo da retomada” do setor, com resultados positivos potenciais já no segundo semestre, quando a empresa pretende retomar suas atividades.
Ainda de acordo com a pesquisa da MindMiners, 71% dos respondentes cancelaram ou adiaram pelo menos uma viagem devido à pandemia. No recorte geográfico, 93% cancelaram ao menos uma viagem doméstica, enquanto 80% cancelaram ao menos um voo para outro país.
“Quando há cancelamentos, há necessidade de reembolso de valores pagos de aéreo, hotelaria e serviços por exemplo. Assentos e quartos que provavelmente não foram e nem serão vendidos no curto prazo”, diz a pesquisa. “E mesmo quando há remarcação ou adiamento, há um retrabalho de toda a cadeia ao encontrar uma nova data respeitando toda as empresas envolvidas e suas políticas de remarcação”, acrescenta.
No auge da crise, em março, o segmento de turismo perdeu R$ 14 bilhões em receita no Brasil, uma queda de 84% no faturamento quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em âmbito global, a Organização Mundial do Turismo (OMT) prevê uma retração de até 30% em todo o mundo este ano.
A MindMiners ouviu 500 pessoas, homens e mulheres, de todas as regiões brasileiras, e de distintas classes sociais, entre os dias 15 e 22 de junho, por meio de uma plataforma online de pesquisas. Um filtro aplicado é o costume de viajar a um destino internacional ao menos uma vez ao ano. O levantamento foi realizado em parceria com a Hip Hotels.
Fonte: CNN Brasil
Artigos Relacionados
UNILEVER PODE MUDAR COMPRA DE MÍDIA.
Uma revisão mundial na estratégia de compra de mídia da Unilever pode estar em curso. Embora não tenha confirmado o que chama de especulação, a empresa é alvo de possíveis mudanças que podem impactar […]
MOTORISTAS DE APLICATIVO TROCAM PASSAGEIROS POR PETS, ENTREGAS DE MERCADOS E REFEIÇÕES
“Olá, aceita uma água? E um petisco?”
Sentado no banco de trás, o labrador Bartô encosta a cabeça no ombro do motorista e dá algumas lambidas enquanto retorna para casa, em vídeo enviado à reportagem. Desde o início da pandemia de coronavírus, o motorista de aplicativos José Carlos dos Santos Júnior, de 47 anos, deixou de transportar prioritariamente passageiros […]
AS 10 MARCAS + INFLUENTES NO BRASIL, SEGUNDO A IPSOS.
Em sua 8ª edição, a versão brasileira do ranking “The Most Influential Brands”, realizado pela Ipsos anualmente, mostrou que, por aqui, os destaques têm sido as empresas de tecnologia. A marca número 1 no estudo divulgado nesta quarta-feira, 14, é […]







