MÉTRICAS E ROI DESAFIAM MARCAS NO MARKETING DE INFLUÊNCIA

MÉTRICAS E ROI DESAFIAM MARCAS NO MARKETING DE INFLUÊNCIA

A Kantar Ibope Media e a empresa de marketing de influência Squid acabam de lançar uma pesquisa que mapeia desafios e perspectivas para o mercado de influência em 2020. Realizado com 23 anunciantes e 17 agências, o estudo descobriu que 62% têm dificuldade em encontrar influenciadores alinhados ao objetivo da marca. Ainda, 55% têm pouco conhecimento para planejar e mensurar metas, e 33% já fizeram campanhas que não tiveram o retorno esperado.

 “Marcas já compreendem a importância do trabalho com criadores, mas ainda não há um sistema padronizado para analisar as métricas. Para cada objetivo, o planejamento e a mensuração devem ser feitos de forma diferente”, analisa Felipe Oliva, cofundador e CSO da Squid.

A maioria das empresas consultadas, 45%, faz campanhas de influência em um modelo always on, mensalmente, enquanto 25% preferem utilizar a estratégia a cada três meses. Outras 22% apostam em influenciadores somente em lançamentos de novos produtos ou serviços.

Expectativas de ROI

Quando o assunto é o ROI, 62% das empresas consultadas também disseram ter dificuldade em estabelecer métricas, e 60% preferem investir em mídias tradicionais e com maior maturidade na avaliação de resultados. Ainda, 30% dizem resistir ao adotar o marketing de influência depois de observarem campanhas com baixa performance.

O CSO da Squid argumenta que o influenciador é apenas um dos pilares para obtenção de resultados. “O trabalho com os creators é um braço para ampliação de informação, conquistar novos clientes e aumentar a recorrência, e isso faz com que as marcas tenham uma expectativa muito alta e um retorno breve, mas este trabalho não é tão simples assim”, opina. “Acreditamos na complementariedade dos meios para impactar a audiência de acordo com o interesse dela. Entender a eficácia de uma campanha vai muito além de analisar o número de seguidores, curtidas ou comentários”, acrescenta Paulo Arruda, diretor de desenvolvimento de negócios da Kantar Ibope Media.

Projeção de investimento

Do total de agências e anunciantes ouvidos, 84% pretendem alocar até 20% de seu orçamento de marketing em campanhas de influência em 2020. Cerca de 68% dos que já realizam campanhas de marketing de influência vão intensificar a estratégia de influência em 2020, enquanto 32% devem mantê-la estável em relação ao ano passado e 13% vão frear sua estratégia na área.

Em um período de orçamentos reduzidos como o motivado pela pandemia, pode ser ainda mais difícil avaliar o investimento que mais se adequa à estratégia de marca. “Em um momento como estamos vivendo, precisamos realizar testes para compreender os novos comportamentos de consumo. Costumamos fazer um diagnóstico com o cliente para entender se ele já está preparado para escalar ou se precisa tornar seu produto mais conhecido. Você pode começar com investimento pequenos, testando a estratégia, antes de fazer investimentos maiores”, exemplifica Felipe.

O departamento mais frequentemente encarregado pela gestão de estratégia de influência é o de marketing, segundo 30% dos respondentes. Em seguida, aparecem as áreas de Social Media e Mídia, com 20% e 17% de participação, respectivamente. Apenas 15% da amostra atribui aos departamentos de Relações Públicas. Para 55% dos respondentes, a gestão desses projetos está concentrada em funcionários dedicados ao projeto, enquanto os outros 45% preferem contratar empresas especializadas.

Publicado em Meio e Mensagem



Artigos Relacionados

Por que as agências estão separando mídia e criação?

Complexidade do cenário de mídia desafia mercado publicitário a revisitar seu modelo enquanto grandes anunciantes testam abordagens com mídia e criação em contas separadas […]

Liderança feminina é minoria na criação, por PROPMARK.

O levantamento aponta que apenas 25% dos líderes criativos são mulheres. Em parceria com a More Girls, o PROPMARK fez

O EFEITO DO HOME OFFICE NO ATENDIMENTO

As empresas precisaram passar por diferentes adaptações no mundo todo, em resposta ao cenário de pandemia. Entre tantas mudanças, em muitos casos foi essencial transferir os colaboradores para o modelo de home office. Isso aconteceu, por exemplo, com as empresas que atuam no setor de relacionamento com clientes. Foi preciso levar – às vezes para bairros e locais distantes do site da companhia –, os insumos de […]