TV por Assinatura Cresce 8,65% em 2014

TV por Assinatura Cresce 8,65% em 2014

O crescimento do mercado de TV por Assinatura ficou abaixo dos dois dígitos em 2014.

De acordo com levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o serviço fechou o ano com 19,58 milhões de assinantes, um crescimento de 8,65% em relação aos 18,02 milhões de assinantes no final de 2013.

O crescimento ainda é substancial, mas bem menor que o apresentado em 2013, quando o setor cresceu 11% – e que já foi o menor índice de crescimento registrado desde 2005, quando o mercado se expandiu 9%.

A grande surpresa dos dados da Anatel, com forte impacto nos resultados do setor no ano, que caminhava para crescer mais de 10%, foi a Claro hdtv, que teve um crescimento líquido negativo de 395 mil assinantes em dezembro. Esse número reflete, na verdade, uma limpeza na base feita em função de inadimplência. A Claro já vinha reportando um número “limpo” para os programadores, na expectativa de conseguir recuperar esses clientes sem a necessidade de fazer o ajuste na Anatel, já que eram assinantes ainda com os equipamentos instalados, mas como o crescimento em 2014 frustrou as expectativas, a operadora decidiu fazer o ajuste de uma vez, o que levou a operadora a fechar o ano com 3,382 milhões de clientes, com queda de 6% no ano.

A Net Serviços manteve o ritmo de crescimento no mês de dezembro, adicionando cerca de 70 mil clientes e crescendo no ano 12% em 12 meses. Ao todo, o grupo Telmex fechou o ano com 10,182 milhões de clientes em TV paga.

De acordo com os dados da agência, 29,84% dos lares brasileiros contavam com o serviço de TV paga no final de 2014.

A limpeza na base da Claro afetou a performance da plataforma DTH, que vinha apresentando, há anos, crescimento superior à média do mercado.

Em 2014, a plataforma perdeu quase um ponto percentual de participação de mercado, caindo de 61,75% para 60,98%.

Já o cabo aumentou pouco a sua participação, subindo de 38,11% para 38,46%. A plataforma fiber-to-the-home, que sequer era contabilizada pela Anatel em dezembro de 2013, fechou 2014 com participação de 0,49%.

Mesmo com a redução apresentada em dezembro, a Telmex fechou o ano com participação de 51,9% de mercado, seguida pela Sky, com 28,8%; Oi, com 6,65%; GVT, com 4,5%; e Telefônica, com 3,93%. Big Brasil, Algar, NossaTV, Cabo e Copel ficaram com 0,78%, 0,62%, 0,63%, 0,25% e 0,02%, respectivamente. Outros grupos fecharam o ano com 1,81%.

Entre os destaques de crescimento do mês de dezembro estão a Oi, que ampliou sua base em quase 100 mil assinantes, para 1,3 milhão de clientes, e a NET Serviços.

As demais operadoras ficaram estáveis em dezembro.

Fonte: Exame.com


Artigos Relacionados

Fraude online pode tirar US$ 23 bilhões de anunciantes em 2019, por Marina Oliveira

Estudo da Cheq aponta que até 30% dos investimentos em publicidade digital se perdem, o equivalente a 21 trilhões de anúncios por ano. Um novo estudo divulgado na segunda-feira, 3 de junho, pela empresa de segurança online Cheq, aponta que os anunciantes perderão mais de US$ 23 bilhões globalmente em fraudes de anúncios digitais em 2019.

CONHEÇA OS MELHORES BANCOS DE IMAGENS PROFISSIONAIS PAGOS.

Atualmente, os bancos de imagens são cada vez mais importantes para as empresas, principalmente no setor jornalístico. Tendo em vista, que existe a lei de direito autoral, as fotografias livres de direitos autorais são cada vez mais procuradas. Dessa forma […]

MAIS DE 60% DOS BRASILEIROS DIZEM PREFERIR VIAJAR DENTRO DO PAÍS NO PÓS-PANDEMIA

turismo doméstico está no radar de preferência da maioria dos brasileiros nos primeiros meses pós-pandemia, segundo […]