COMO GERENCIAR SUA AGÊNCIA DURANTE A PANDEMIA

COMO GERENCIAR SUA AGÊNCIA DURANTE A PANDEMIA

O mercado pré-coronavírus, como o conhecíamos, já é passado.

Passado o baque inicial em todo o mercado de comunicação e publicidade, as agências, os anunciantes e os publicitários estão se adequando à nova realidade pandêmica. O mercado pré-coronavírus, como o conhecíamos, já é passado, e a tendência é de retomada lenta. Somos forçados, então, a gerenciar nossos negócios de forma a sobreviver nesta crise sem precedentes. Mas como gerenciar a empresa em um cenário que nunca vivemos antes? Quais fatores preciso observar para manter a agência saudável? A recomendação é monitore, analise, replaneje, comunique-se e avalie tudo novamente, pois a pandemia mudou tudo. 

Monitore com qualidade

Vivemos dos clientes e para os clientes. Análises diárias qualitativas sobre tudo que os cercam vão dar a dimensão de quanto foram afetados. Observe o ambiente externo, quais ações foram cortadas, quais iniciativas passam a ser as únicas possíveis a serem realizadas. Também avalie o ambiente de negócios, o que a concorrência está fazendo, quais ideias podem ser adaptadas, recicladas.

Analise processos e o ambiente interno

A pandemia nos deu tempo para rever processos que, muitas vezes, ficavam como última prioridade. Analise e reveja processos internos, o que pode ser melhorado, o que era essencial antes, mas agora já não faz mais sentido. Avalie o ambiente interno da sua agência como era e pense como vai ser com um longo período de trabalho em home office.  

Planeje com o atual cenário

Use uma metodologia na qual você acredita, e faça uma projeção dos próximos três meses, depois para seis meses e, por fim, pelo menos, até o final de 2020. É recomendável uma Análise SWOT, para sua empresa e para seus clientes. Planejar o cenário futuro é importante para manter seus clientes e liderar seus funcionários. Readapte conforme o cenário for mudando.

Replaneje o Fluxo de Caixa

Fez um planejamento financeiro para este ano? Esqueça-o. Reveja e planeje novamente o fluxo de caixa, custos, item por item, prevendo novas despesas e também novas economias, como, por exemplo, gastos com deslocamentos que inexistem durante a pandemia. Cada centavo agora conta. 

Comunicação e Alinhamento

Comunicar não é só dar recados ou cobrar metas via WhatsApp. É ouvir, dialogar, aprender, perguntar. Faça calls periódicas, assertivas e objetivas. Incentive a comunicação de todos, dê e peça feedbacks. Comunicar-se da forma mais clara possível é a melhor forma de assegurar que tudo andará bem neste cenário incerto.

Home Office

Os comportamentos, valores e funções da equipe são afetados pelas circunstâncias e pelo ambiente. O trabalho em HO tem bônus e ônus – o aconchego do trabalho no lar somado aos problemas do trabalho e do lar ao mesmo tempo. Seja transparente, paciente, dê briefings mais claros possíveis e mantenha o bom trato entre a chefia e a equipe. Lembre-se: você e seus funcionários estão com a agência em suas casas.

Faça Avaliação de Desempenho

Se sua agência já tem, adapte a avaliação de desempenho para o Home Office. Se não tem, procure implantar. É muito importante ter informações confiáveis para não se precipitar nas decisões sobre reduções salariais, colaboradores e estrutura física de Home Office. Tenha em mente se o seu funcionário, na casa dele, vai ter condição similar à que tinha em seu escritório para realizar determinada tarefa. Ajude-o a ter essas condições.

Concluindo, é tempo de rever processos, procedimentos, ambientes, interações, condições de trabalho e o desempenho de toda a empresa. Não sabemos quando voltaremos às condições normais de trabalho, portanto, o melhor a fazer agora é se adaptar e separar aquilo com o qual vale ou não vale se preocupar. 

Dudu Godoy é presidente do Sinapro-SP e VP da Fenapro.

Crédito: Foto capaJESHOOTS.COM/Unsplash



Artigos Relacionados

ALIMENTAÇÃO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Em época de pandemia de Covid-19 e isolamento social, a rotina pessoal, profissional e familiar de muitas pessoas tem se modificado. A mudança de rotina altera o comportamento e o hábito alimentar que também são influenciados pelo estado de saúde mental e emocional.
Pesquisas mostram que a ansiedade e o estresse podem provocar o aumento da ingestão calórica e do ganho de peso em […]

“DESCULPA MANDAR ÁUDIO”: PESQUISA MOSTRA COMO O BRASILEIRO USA O WHATSAPP.

É difícil encontrar quem nunca tenha enviado ou recebido uma mensagem de áudio pelo WhatsApp. Lançado em 2009, o aplicativo […]

COMO O METAVERSO PODE IMPACTAR NOSSA VIDA E BENEFICIAR EMPRESAS.

Metaverso é um dos assuntos do momento, graças não apenas à mudança de nome da empresa por trás do Facebook para Meta, mas devido também ao lançamento da plataforma Horizon em 2021. Ela se trata de um ambiente em realidade virtual capaz de explorar novas dinâmicas corporativas (o que, aliás, previ em meu primeiro livro publicado […]