Construção de marcas e agências de propaganda – Por André Lacerda

Construção de marcas e agências de propaganda – Por André Lacerda

Muitas supostas verdades absolutas aparecem no campo da comunicação, soluções revolucionárias que mudarão completamente a maneira de se fazer a propaganda e a comunicação de marca nas empresas.

Assistimos agora ao discurso da comunicação digital: anunciada como a solução para todos os problemas.

Não vamos aqui, de forma nenhuma, menosprezar ou diminuir o valor dos novos caminhos e desafios da comunicação digital, mas é necessário contrapor, refletir e valorizar as boas práticas de quem realmente entende e faz boa comunicação, a propaganda estratégica.

Hoje, mais do que nunca, empresas e instituições alcançam bons resultados valendo-se da comunicação integrada de marketing, que contempla o online e o off line, trabalhados estratégica e planejadamente. Observe, por exemplo, os intervalos comerciais das televisões, onde empresas genuinamente digitais já são grandes anunciantes. Na mídia exterior você encontrará o mesmo exemplo, Uber, Trivago, Airbnb, 99, iFood, o Google e o Facebook, entre outros, estão fortemente presentes nas mídias off line.

Não existe mais uma linha separando o digital e o tradicional. Existe sim a comunicação de marketing que reúne em sua estratégia e operação os mundos online e off line. Aos poucos as empresas estão acabando com suas estruturas separadas e juntando tudo em um novo espaço: a comunicação integrada multicanal, que utiliza bom conteúdo estratégico atrelado às iniciativas de comunicação. Técnicas que interagem tendo sempre em vista o comportamento de consumo de informação dos seus públicos de relacionamento.

Neste contexto de grande complexidade, a presença das agências de propaganda está fortalecida, como estruturas especializadas em diagnosticar, entender e criar com seus clientes a comunicação que realmente constrói marcas – um efeito virtuoso e multiplicador.

Agências de propaganda têm o conhecimento e a capacidade de entender e agir, neste novo momento de integração on e off, não aceitando exageros e pregações ineficazes: não existe apenas um caminho para a solução dos problemas de marketing e comunicação para empresas, governos e instituições.

Lembre-se sempre de conversar com uma boa agência de propaganda, quando se deparar com este desafio.


André Lacerda

Diretor Comercial da LFMercado
Presidente do Sinapro – MG

Fonte: Texto publicado no Jornal O Tempo, de 3 de março de 2019.



Artigos Relacionados

PROPÓSITO, A PALAVRINHA MÁGICA DO MOMENTO

Clichê ou não, a razão de existir de marcas e empresas pode ser a única chance de não afundar no oceano da desimportância. Novas marcas e empresas vêm complicando a vida de outras grandes já estabelecidas e aos poucos vão se tornando clientes interessantes para empresas de comunicação, publicidade e branding em geral no Brasil. Fora, faz tempo que startups vêm recorrendo à comunicação para contar suas histórias – e a forma […]

HEINEKEN COMEÇA A CONSTRUÇÃO DE NOVA FÁBRICA DE R$ 1,8 BILHÃO EM MG.

A Heineken Brasil, segundo maior grupo cervejeiro do país, iniciou a construção de sua nova fábrica no Brasil na cidade de Pedro Leopoldo em Minas Gerais. Esta é a primeira fábrica da Heineken totalmente construída no Brasil, todas as outras 15 unidades de produção pertencentes a multinacional […]

TETRA PAK FAZ EMBALAGEM VIRAR GAME SOBRE SUSTENTABILIDADE.

Com o objetivo de utilizar a digitalização para conscientizar o consumidor de forma lúdica, a Tetra Pak transformou suas embalagens de leites em plataformas de interação com […]

Associe-se!
sinapromg-banner-convenios-2021
sinapromg-banner-lista-referencia-2-preco-2020