Com R$ 6 bi de impacto no PIB, YouTube comemora 15 anos de Brasil
Em evento realizado na semana passada, plataforma projetou estratégias para o próximo ano e novas dinâmicas com os criadores

Em 2022, o YouTube completa 15 anos de atividades no Brasil, com isso, a plataforma aproveitou a ocasião para fazer um balanço do ano e apresentar algumas novidades estratégicas para 2023 durante o Brandcast. Com o tema “Histórias que fazem história”, a empresa focou em mostrar a transformação na maneira de consumir conteúdos e produtos, bem como seu impacto no mercado brasileiro. O evento contou com a apresentação dos artistas Jão, Marina Sena, Liniker, Glória Groove e Tropkillaz.
Somente em 2021, de acordo com dados do próprio YouTube, a plataforma e os negócios gerados a partir dela resultaram em um impacto de R$ 6 bilhões ao PIB brasileiro. Atualmente, mais de 75 brasileiros utilizam a plataforma de vídeos em televisões conectadas à internet, o que deixa de ser uma atividade individual para se tornar coletiva. No período de um ano, entre junho de 2019 e junho de 2020, o tempo de exibição do YouTube em telas de televisão cresceu 115%. Ainda segundo a pesquisa da WhyVideo, 82% dos consumidores no Brasil dizem que a publicidade em vídeos do YouTube os torna mais propensos a considerar a compra de uma marca ou produto.
Durante a pandemia, a consolidação do live commerce dentro da plataforma mudou tanto como o conteúdo é consumido quanto como os usuários descobrem e compram produtos. Com isso, o YouTube passou a disponibilizar para os usuários ferramentas de shopping que permitem comprar diretamente da plataforma e uma parceria com o Shopify.
Como estratégia para 2023, o YouTube anunciou que os criadores de vídeos curtos poderão se inscrever para participar do Programa de Parcerias do YouTube, que permite a monetização de conteúdos na plataforma. Os últimos dados revelam que mais de dois milhões de criadores do Brasil já geram receita com vídeos no YouTube, com essa nova estratégia, a expectativa é ampliar o número de criadores e trazer mais talentos para a plataforma. Atualmente esse formato curto do YouTube tem mais de 30 bilhões de visualizações por dia e é consumido por 1,5 bilhão de usuários mensais no mundo todo.
Fonte: Forbes
*Crédito da imagem do topo: Imagem de natanaelginting no Freepik
Artigos Relacionados
HEINZ CONVIDA CONSUMIDORES A TROCAREM PRESENTES DE EX-NAMORADOS POR BACON.
Para celebrar o Dia Internacional do Bacon, que aconteceu no último sábado (04/09), a Heinz convida seus consumidores a declararem seu amor verdadeiro pelo ingrediente, trocando presentes de seus ex-namorados por bacon. Neste período, a marca ajustará a assinatura de campanha, “Heinz […]
NOVEMBRO AZUL: GILLETTE CONVOCA HOMENS A SE CUIDAREM POR QUEM ELES AMAM
A Gillette anuncia uma série ações relacionadas ao movimento Novembro Azul, iniciativa dedicada a ações de […]
VOCÊ ESTÁ VICIADO EM PRODUTIVIDADE?
A obsessão em ser cada vez mais produtivo não tem deixado os profissionais apenas exaustos física e mentalmente, mas também viciados, segundo artigo publicado pelo empreendedor John Rampton no site Entrepreneur. Ele próprio é o criador de uma ferramenta para melhorar a produtividade, o Calendar. “Durante anos, estive em busca […]