OS PERIGOS DOS SORTEIOS NO INSTAGRAM.

Você certamente já se deparou com esse tipo de sorteio no Instagram: o influenciador pede para que os seguidores marquem algum amigo, siga determinados perfis e comente no post. A prática vem se popularizando. Mas será que tudo isso é legal?

https://www.instagram.com/p/CL5GBPYjzXG/

O Instagram diz que se a rede social for usada para comunicar ou administrar uma promoção (por exemplo, um concurso ou sorteios), o dono do perfil é responsável pela operação lícita, inclusive: as regras oficiais; os termos da oferta e os requisitos de qualificação (por exemplo, restrições de idade e residência); e a conformidade com as regras e os regulamentos aplicáveis que regem a promoção e todos os prêmios oferecidos (por exemplo, registro e obtenção de aprovações regulamentares necessárias).

“Você não deve marcar conteúdo ou incentivar usuários a marcar conteúdo de maneira inadequada (por exemplo, não incentive as pessoas a marcarem a si mesmas nas fotos em que não estão presentes)”, diz a rede em sua Diretrizes de Promoção.

Também deve ficar clara uma isenção de responsabilidade total do Instagram por cada participante. “Reconhecimento de que a promoção não é, de forma alguma, patrocinada ou administrada pelo Instagram ou associada a ele. Não ajudaremos você a administrar a promoção nem podemos orientá-lo quanto às autorizações necessárias para utilizar o conteúdo dos usuários ou quanto a como conseguir tais autorizações”, afirma a rede.

ana-paula-passarelli-brunch
Ana Paula Passarelli (Divulgação)

Ana Paula Passarelli, cofundadora e COO da agência Brunch, especializada em creators, cita a Lei nº 5.768, artigo 4º: “nenhuma pessoa física ou jurídica poderá distribuir ou prometer distribuir prêmios mediante sorteios, vale-brinde, concursos ou operações assemelhadas, fora os casos e condições previstas nesta lei”. “Condições para que o sorteio possa ser realizado incluem: serem pessoas jurídicas que exerçam atividades comerciais, industriais e de compra e venda de bens imóveis ou as prestadoras de serviço é que poderão realizar promoções comerciais. Além disso, é preciso que elas estejam quites com os impostos federais, estaduais e municipais e, ainda, com a Previdência Social. A regra geral ainda indica a obrigatoriedade de um Certificado de Autorização da promoção comercial emitido pelo Ministério da Fazenda”, elucida a profissional.

Além dos trâmites legais, esse tipo de sorteio pode afetar negativamente a imagem do creator. “Especialmente na construção de proposta de valor de um influenciador ou figura pública. Marcas que possuem um bom entendimento jurídico e zelam pela sua reputação evitam trabalhar com perfis que seguem essa prática porque, na maior parte dos casos, se trata de sorteios sem registro, o que é crime previsto na lei”, diz a executiva.

Segundo Ana, a Brunch recebe semanalmente pedidos para participar desse tipo de promoção. As empresas costumam oferecer pagamento antecipado, não exigem nota fiscal e os acordos são feitos sem qualquer tipo de contrato que proteja as partes.

“Diante desses pedidos indicamos que os organizadores busquem a leitura da legislação vigente e mais recente, da Lei nº 13756, de 12/12/2018 em sua Seção IV, que traz a nova regulamentação para sorteios em redes sociais, onde qualquer ação promocional deve estar devidamente autorizada pelo Ministério da Fazenda, que delegou o tramite à Caixa Econômica Federal e ao SEAE, caso seja de produto financeiro, e não podem ser realizados no Instagram e/ou Facebook, para o sorteio deve ser coletado os dados em um Hotsite a parte, somente a divulgação da promoção que pode ser feita na rede social, a penalidade em caso de descumprimento é de 2 anos sem poder realizar novas promoções, a taxa de autorização varia de acordo com o valor do produto alvo da promoção, além das implicações penais”, relata a COO.

Ana Paula Passarelli lembra ainda que há maneiras mais eficazes para o influenciador monetizar seu perfil. “Nossa assessoria de negócios para influenciadores indica ao menos 12 modalidades diferentes de monetização e reforça a importância de não depender de uma única fonte de receita. Alguns exemplos práticos são as remunerações passivas, relacionadas a afiliados, CPM, infoprodutos e licenciamento, bem como consultorias e desenvolvimento de produtos”, finaliza.

Fonte: propmark



Artigos Relacionados

IMPACTOS DA COVID-19 EM EVENTOS E ENTRETENIMENTO

Osetor de eventos e entretenimento tem sido um dos mais impactados pela Covid-19, afetando direta e indiretamente diversas empresas que compõem a cadeia produtiva deste segmento, dentre elas produtores de evento, empresas de venda de ingressos, artistas, casas de espetáculo, entre outros.
Diante das proibições na realização de eventos impostas pelas autoridades governamentais, as empresas desse setor, […]

CLUBHOUSE: TUDO SOBRE A REDE SOCIAL PARA CONVERSAS POR VOZ.

Uma rede social em que você pode entrar apenas com convite? Não, não estamos falando do Orkut, mas do Clubhouse, uma rede somente para conversas por voz e que apenas convidados podem participar. […]

DIVERSIDADE E INCLUSÃO DEVEM ESTAR NA CULTURA ORGANIZACIONAL.

Membros da comunidade LGBTQIAP+, negros e pessoas com deficiência estão entre os mais vulneráveis dentro de organizações. A informação consta no levantamento “Diversidade, equidade e inclusão: um imperativo humano”, realizado pela United Minds em parceria com a KRC Research […]