Toggle Menu

Conar Divulga Circular Sobre Publicidade de Bebidas Alcoólicas

Conar Divulga Circular Sobre Publicidade de Bebidas Alcoólicas

O Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar) divulgou circular que trata da publicidade de bebidas alcoólicas durante o verão e o período de carnaval.

O documento alerta anunciantes, agências e veículos de comunicação sobre a conscientização e a responsabilidade social no cumprimento das regras do Código.

Na circular, assinada pelo presidente Gilberto Leifert, o Conar espera o “estrito cumprimento da letra e do espírito das regras previstas nos Anexos “A”, “P” e “T” do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária”.

O documento destaca ainda alguns princípios que norteiam a publicidade do segmento. As mensagens devem ser destinadas unicamente a adultos e centrar-se na divulgação da marca e do produto, evitando, por exemplo, os apelos ao consumo e à sensualidade como principal conteúdo da propaganda.

A íntegra das regras está disponível no site www.conar.org.br. A equipe técnica do Conselho está à disposição para eventuais dúvidas.

Confira abaixo a circular:

CIRCULAR N° 01/2015

Assunto: Bebidas Alcoólicas – verão e carnaval

Prezados Srs.,

A publicidade de bebidas alcoólicas, que rotineiramente é objeto de cuidadosa atenção do CONAR, ganha ênfase nesta época do ano, esperando-se dos anunciantes, agências e veículos o incremento também na conscientização e demonstração da responsabilidade social e no empenho para o estrito cumprimento da letra e do espírito das regras previstas nos Anexos “A”, “P” e “T” do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.

Assim, destacamos alguns princípios (abaixo) que norteiam a publicidade do segmento.

Responsabilidade Social:

  • os anúncios devem centrar-se na divulgação da marca e do produto, vedado apelo imperativo de consumo;
  • apelos à sensualidade não constituirão o principal conteúdo da mensagem;
  • não se apresentará ou sugerirá ingestão do produto, tampouco argumentos que apresentem o consumo de bebidas alcoólicas como sinal de maturidade, coragem pessoal, êxito profissional ou social, ou ainda que proporcione ao consumidor maior poder de sedução;
  • não se recomendará a bebida em razão do teor alcoólico ou de seus efeitos sobre os sentidos;
  • não deverá induzir ao consumo exagerado ou irresponsável.

Proteção a crianças e adolescentes:

  • as mensagens são destinadas unicamente a adultos;
  • não se empregará linguagem, recursos gráficos e audiovisuais pertencentes ao universo infanto-juvenil,
  • somente poderão ser inseridos em programação, publicação ou websites dirigidos predominantemente a maiores de idade;
  • não poderão participar da publicidade do segmento pessoa que tenha ou aparente ter menos de 25 anos de idade.
  • os websites pertencentes a marcas de produtos que se enquadrem na categoria aqui tratada deverão conter dispositivo de acesso seletivo, de modo a evitar a navegação por menores.

(A íntegra das regras está disponível no site www.conar.org.br )

O corpo técnico desta instituição permanece à disposição para eventuais esclarecimentos.

GILBERTO C. LEIFERT – Presidente

Fonte: CONAR


Artigos Relacionados

Parceria Inédita

O mercado publicitário mineiro vive, neste momento,importante movimentação no contexto acadêmico e profissional. Uma parceria, que certamente renderá muitos frutos,

FILADÉLFIA FAZ HISTÓRIA NO PROFISSIONAIS DO ANO

Desde 1995 que Minas não ganhava a etapa Nacional do Profissionais do Ano da Rede Globo. Até ontem. A campanha Não Esqueça Mariana, criada pela Filadélfia, venceu a categoria Institucional, disputando com as melhores agências do Brasil. E ninguém merece mais esse prêmio do que o mercado mineiro. Esse prêmio é nosso, porque […]

O EFEITO DO HOME OFFICE NO ATENDIMENTO

As empresas precisaram passar por diferentes adaptações no mundo todo, em resposta ao cenário de pandemia. Entre tantas mudanças, em muitos casos foi essencial transferir os colaboradores para o modelo de home office. Isso aconteceu, por exemplo, com as empresas que atuam no setor de relacionamento com clientes. Foi preciso levar – às vezes para bairros e locais distantes do site da companhia –, os insumos de […]