SXSW 2021: A DEMOCRACIA VAI SOBREVIVER ÀS FAKES NEWS, MAS GIGANTES DA TECNOLOGIA PRECISAM COLABORAR.

Em um dos painéis mais interessantes do SXSW 2021, Kevin Roose, colunista de tecnologia do The New York Times, e Věra Jourová, vice-presidente de Valores e Transparência da Comissão Europeia, falaram sobre os ataques à democracia promovidos pela gigantesca onda de desinformação em todo o mundo. Vivemos uma crise de realidade, com fake news e teorias da conspiração ganhando espaço em todos os setores da sociedade, o que tem tornado a manutenção do processo democrático cada vez mais difícil.
Para Jourová, a democracia vai sobreviver a mais essa adversidade, ou não seria uma verdadeira democracia: “Eu acho que numa sociedade democrática não podemos renunciar à verdade”. No entanto, é preciso garantir medidas que ajudem no fortalecimento da democracia perante o cenário atual, especialmente com ações das plataformas de mídia social, que são diretamente responsáveis pelo aumento da disseminação das desinformações.
Neste sentido, Jourová destacou o Plano de Ação para a Democracia na Europa, que inclui uma espécie de código seguido pelas plataformas de mídia social nos países da União Europeia. “Esse é um acordo voluntário entre as big techs. Várias empresas estão inscritas e o compromisso é que elas aumentem a verificação dos fatos para diminuir o impacto das desinformações e fake news”, explica.
O recente caso de Donald Trump, que foi banido de redes sociais como Facebook e Twitter por compartilhar desinformações e incitar discursos de ódio, foi mencionado como um exemplo bem-sucedido de ação a ser tomada pelas plataformas.
Obviamente, governos têm um papel fundamental no processo de desenvolvimento de medidas para frear a disseminação de fake news. Jourová lembra que a criação do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR), em 2018, foi extremamente criticada. Porém, cada vez mais as pessoas entendem a importância leis para proteção de dados dos usuários. “Mark Zuckerberg sentou-se no Congresso e disse ‘Me dê as regras e eu cumprirei’. Então é exatamente isso o que fizemos”, comentou. “Estamos introduzindo novas regras para o mundo digital”.
Fonte: B9
Artigos Relacionados
LIVE COMUNICAÇÃO EM PAUTA – PUBLICIDADE, JORNALISMO, TECNOLOGIA E CRIATIVIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA – REALIZADA EM 14/05. ASSISTA!
Os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Universidade FUMEC promoveram entre os dias 10 e 14/05, a Semana Acadêmica de Comunicação […]
QUE EXPERIÊNCIA VOCÊ OFERECE PARA SEU USUÁRIO?
Imagine o seguinte cenário: domingo no meio da tarde, sem muita coisa para fazer, você resolve ligar a televisão. “Vou assistir Netflix”. Passa alguns minutos navegando pela […]
CENP 20 anos. Um marco histórico no modelo brasileiro de publicidade
Por Alexis Pagliarini, Diretor Geral Fenapro. A revista Propaganda do mês de Abril traz como destaque os 20 anos do







