PROJETO COMBATE EXPRESSÕES PRECONCEITUOSAS DO MERCADO PUBLICITÁRIO

Publicitários que se conheceram na R/GA lançaram na última semana o Dicionário Consciente. O material tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre diversas expressões preconceituosas usadas por profissionais do mercado.
O material foi construído através de conversas entre o grupo, além de pesquisas, buscando entender como isso afeta diretamente as vidas e sentimentos das pessoas. O grupo também levantou informações que mostram que muitas expressões usadas existem por conta de fatos históricos que aconteceram no Brasil, fatos voltados a desvalorização de vidas.
A solução para regenerar o vocabulário das pessoas foi criar um dicionário dividido em nove temáticas: Racistas (Matriz Africas, Orientais e Indígena), Xenofóbicas, Homofóbicas, Machistas, Masculinidade Tóxica, Gordofóbicas e Pessoas com deficiência, estudos sobre a identificação de pessoas LGBTQIAP+ e a explicação das siglas.
De início, 141 expressões já foram rastreadas. O dicionário funciona no instagram @dicionarioconsciente, onde três vezes por semana será postado uma expressão diferente. As cartelas são compostas com a expressão, a problemática e sugestão de palavras substitutas, como por exemplo:
O perfil no Instagram tem apenas quatro dias e já possui mais de 5 mil seguidores, tendo sido compartilhado por diversos influenciadores, psicólogos, nutricionista, além de páginas contra racismo. “Criamos o Dicionário Consciente com o objetivo de proporcionar informação para tornar a sociedade um lugar mais empático, porque utilizar essas expressões preconceituosas é verbalizar e tornar ainda mais enraizada toda essa violência que segue tão atual, resultando na desvalorização de vidas, seja por sua etnia, cultura, ancestralidade, identidade de gênero, expressão de gênero e sexualidade. Nós do grupo, entendemos que não tem como alterar o que já aconteceu, mas a gente pode regenerar o nosso vocabulário hoje, para vivermos em um país com mais respeito e que seja mais acolhedor a todos”, afirma Gabriela Bergantin, idealizadora do projeto.
Fonte: Propmark
Artigos Relacionados
O NOVO NORMAL E O NOVO VOCÊ
Se fossemos velejadores, eu diria que estamos no meio de uma tempestade e não temos ideia quando o mar irá se acalmar. Na verdade, não temos ideia de nada. A resposta mais comum para nossas questões é […]
DANONE E ONU UNITAR LANÇAM CURSO DE DIETA SAUDÁVEL
No Dia Mundial da Alimentação, celebrado na última sexta-feira, 16 de outubro, a Danone, que tem o compromisso de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de […]
SEGUNDA ONDA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: O QUE PODEMOS ESPERAR?
A segunda onda da transformação digital chegou acompanhada de tendências de atendimento e mudanças no perfil dos consumidores. Nela, a tecnologia adquiriu uma participação mais abrangente, com uma atuação decisiva na estratégia de […]