Please set up your API key!

PROJETO COMBATE EXPRESSÕES PRECONCEITUOSAS DO MERCADO PUBLICITÁRIO

projeto-combate-preconceito

Publicitários que se conheceram na R/GA lançaram na última semana o Dicionário Consciente. O material tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre diversas expressões preconceituosas usadas por profissionais do mercado.

O material foi construído através de conversas entre o grupo, além de pesquisas, buscando entender como isso afeta diretamente as vidas e sentimentos das pessoas. O grupo também levantou informações que mostram que muitas expressões usadas existem por conta de fatos históricos que aconteceram no Brasil, fatos voltados a desvalorização de vidas. 

A solução para regenerar o vocabulário das pessoas foi criar um dicionário dividido em nove temáticas: Racistas (Matriz Africas, Orientais e Indígena), Xenofóbicas, Homofóbicas, Machistas, Masculinidade Tóxica, Gordofóbicas e Pessoas com deficiência, estudos sobre a identificação de pessoas LGBTQIAP+ e a explicação das siglas.

De início, 141 expressões já foram rastreadas. O dicionário funciona no instagram @dicionarioconsciente, onde três vezes por semana será postado uma expressão diferente. As cartelas são compostas com a expressão, a problemática e sugestão de palavras substitutas, como por exemplo:

O perfil no Instagram tem apenas quatro dias e já possui mais de 5 mil seguidores, tendo sido compartilhado por diversos influenciadores, psicólogos, nutricionista, além de páginas contra racismo. “Criamos o Dicionário Consciente com o objetivo de proporcionar informação para tornar a sociedade um lugar mais empático, porque utilizar essas expressões preconceituosas é verbalizar e tornar ainda mais enraizada toda essa violência que segue tão atual, resultando na desvalorização de vidas, seja por sua etnia, cultura, ancestralidade, identidade de gênero, expressão de gênero e sexualidade. Nós do grupo, entendemos que não tem como alterar o que já aconteceu, mas a gente pode regenerar o nosso vocabulário hoje, para vivermos em um país com mais respeito e que seja mais acolhedor a todos”, afirma Gabriela Bergantin, idealizadora do projeto.

Fonte: Propmark



Artigos Relacionados

DESFILES NAS SEMANAS INTERNACIONAIS DE MODA? ESTE ANO NÃO, OBRIGADO

O estilista francês Yves Saint Laurent, falecido em 2008, foi pioneiro em diversas criações, como o smoking feminino, que viraria um símbolo da emancipação feminina. Agora, a marca que leva seu nome foi inovadora em outro sentido: tornou-se a primeira grife a decretar que não desfilará mais este ano, como consequência da atual crise causada pela propagação do coronavírus. […]

OLIVETTO: “AGORA NÃO É HORA DE VENDER; AGORA É HORA DE PRESTAR SERVIÇO”

Washington Olivetto é um dos maiores nomes da publicidade brasileira. Criador de campanhas de sucesso como o “Primeiro […]

Chegou FenaproUniversitário 2019

Qual o seu futuro?
Inscrições até 14/10/2019
Prêmio: viagem a Los Angeles.
Responda com uma campanha criativa. Você poderá ganhar uma viagem a Los Angeles*, e ainda participar de um dos principais eventos de Criatividade dos EUA: o Adobe Max.
Inscreva-se já: www.fenapro.org.br/fenaprouniversitario/