PROJETO COMBATE EXPRESSÕES PRECONCEITUOSAS DO MERCADO PUBLICITÁRIO

Publicitários que se conheceram na R/GA lançaram na última semana o Dicionário Consciente. O material tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre diversas expressões preconceituosas usadas por profissionais do mercado.
O material foi construído através de conversas entre o grupo, além de pesquisas, buscando entender como isso afeta diretamente as vidas e sentimentos das pessoas. O grupo também levantou informações que mostram que muitas expressões usadas existem por conta de fatos históricos que aconteceram no Brasil, fatos voltados a desvalorização de vidas.
A solução para regenerar o vocabulário das pessoas foi criar um dicionário dividido em nove temáticas: Racistas (Matriz Africas, Orientais e Indígena), Xenofóbicas, Homofóbicas, Machistas, Masculinidade Tóxica, Gordofóbicas e Pessoas com deficiência, estudos sobre a identificação de pessoas LGBTQIAP+ e a explicação das siglas.
De início, 141 expressões já foram rastreadas. O dicionário funciona no instagram @dicionarioconsciente, onde três vezes por semana será postado uma expressão diferente. As cartelas são compostas com a expressão, a problemática e sugestão de palavras substitutas, como por exemplo:
O perfil no Instagram tem apenas quatro dias e já possui mais de 5 mil seguidores, tendo sido compartilhado por diversos influenciadores, psicólogos, nutricionista, além de páginas contra racismo. “Criamos o Dicionário Consciente com o objetivo de proporcionar informação para tornar a sociedade um lugar mais empático, porque utilizar essas expressões preconceituosas é verbalizar e tornar ainda mais enraizada toda essa violência que segue tão atual, resultando na desvalorização de vidas, seja por sua etnia, cultura, ancestralidade, identidade de gênero, expressão de gênero e sexualidade. Nós do grupo, entendemos que não tem como alterar o que já aconteceu, mas a gente pode regenerar o nosso vocabulário hoje, para vivermos em um país com mais respeito e que seja mais acolhedor a todos”, afirma Gabriela Bergantin, idealizadora do projeto.
Fonte: Propmark
Artigos Relacionados
SINAPRO-MG RECEBEU A NOVA DIRETORIA DA RÁDIO ITATIAIA.
O Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Minas Gerais (Sinapro-MG) promoveu na última quarta-feira, 18/08, um Café da Manhã com a nova diretoria da Rádio Itatiaia. Na oportunidade, a entidade recebeu o presidente da emissora, Diogo Gonçalves; o Diretor Comercial, Bruno Bianchini, e a Gerente Comercial, Aimée Carvalho. […]
SOLIS E PREFEITURA DE UBERABA SÃO PREMIADAS NO FESTDIGITAL.
A agência Solis foi premiada na mais importante e inovadora premiação de Comunicação Online do interior, o FestDigital. O evento é realizado pela APP Rebeirão e se tornou referência e inspiração para a área digital do mercado publicitário. Segundo um dos heads da agência, Tiago Fonseca […]
CARREFOUR TRAZ AÇÃO PARA COMBATER VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado na segunda-feira (08), o Carrefour vai promover uma ação para apoiar o combate à violência contra a mulher. Na data, parte da renda obtida com a […]







