O IMPACTO DA PUBLICIDADE NO DIA DOS PAIS.

imagem-1-O-IMPACTO-DA-PUBLICIDADE-NO-DIA-DOS-PAIS
Divulgação: Unsplash

Como alguém que cresceu sem conhecer o pai, o Dia dos Pais sempre foi um dia complicado e se tornou um trauma. Essa comemoração traz de volta sentimentos bem ruins, e o principal motivo disso são as publicidades; afinal, pra alguém que não soube o que é crescer com um pai, ver inúmeros comerciais ilustrando o pai herói, o pai maravilhoso etc. ou causa desconforto ou indiferença.

Considerando que cada vez mais crianças são criadas por mãe solo, ou ainda terem a figura paterna presente em outro familiar, essa sensação com certeza não é caso raro. Um grande motivo que traz esse sentimento, possivelmente, é a idealização da imagem de pai que a maioria das campanhas apresenta, mostrando relações perfeitas de pai e filho, só que mostrar o que é real — e, assim, tornar mais humano — pode ser positivo também.

Isso sem falar na quantidade de pessoas que devem ter pedido o pai no último ano: como será que elas devem estar se sentindo com comerciais mostrando o “pai perfeito”? Ainda que possa vir posteriormente um sentimento de gratidão ou de felicidade por outras pessoas terem essa figura em sua vida, mas o primeiro que vem pode ser a melancolia.

Então, buscar realizar campanhas que tragam uma imagem que gere mais identificação do que frustração, mudando a abordagem tradicional, pode ser uma boa ideia. Cabe sempre pensar na responsabilidade da publicidade sobre o que ela passa para as pessoas.

Por fim, para trazer algumas inspirações do que pode ser feito de diferente, vou deixar aqui dois links de campanhas que fugiram um pouco do padrão e que podem trazer um sentimento mais confortante para quem também não está no “padrão”:

CAMPANHA DAS LOJAS MARISA DE 2017

Campanha da Saatchi & Saatchi para a Telecom New Zealand

Fonte: Creativos.br



Artigos Relacionados

TENDÊNCIAS COMPORTAMENTAIS PÓS-PANDEMIA DOS TRABALHADORES.

Feche seus olhos e imagine-se em 2019. O despertador tocando às 5:00, o cafezinho corrido, a roupa separada no cabide, mochila pronta e você se deslocando até o trabalho. Chegando ao escritório, o som da impressora, o almoço, aquele momento de descontração com os colegas, mais trabalho e o fim do […]

Conar Divulga Circular Sobre Publicidade de Bebidas Alcoólicas

O Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar) divulgou circular que trata da publicidade de bebidas alcoólicas durante o verão e

A HORA E A VEZ DO MARKETING CENTRADO NAS PESSOAS.

Nos últimos anos, tenho me dedicado a estudar o comportamento humano, a entender como se dá o processo da empatia e, a partir daí, analisar a aplicação desse conceito em diversos processos, desde o treinamento de lideranças até o desenvolvimento da inovação e do marketing. Paralelamente a uma extensa avenida do conhecimento na área […]