MARCAS NA REDE: COMO APROVEITAR MELHOR O PINTEREST.

No início de abril, o Pinterest lançou sua plataforma para anunciantes no Brasil. Ela dará mais autonomia para que marcas e agências criem anúncios e alinhem seus objetivos com a plataforma. Isso não significa que os anunciantes não estavam presentes no Pinterest antes disso. Pelo contrário, a plataforma vem se consolidado como um espaço de descoberta de conteúdo inspirador e de marcas que possam oferecer isso ao usuário.
Andreza Aguiar, diretora de conteúdo da Leo Burnett, lembrada época que a plataforma foi lançada e que logo ficou interessada em uma possível conexão que o Pinterest poderia fazer com e-commerce das marcas, pois via produtos nas imagens que gostaria de comprar. A experiência de shopping é uma que está sendo implementada no Pinterest. As marcas presentes poderão acrescentar itens do seu e-commerce e os usuários poderão acessar uma aba destinada especialmente para esta ação.
“O Pinterest, desde o início, veio como uma plataforma de referência muito forte, de pesquisa, onde você podia ir salvando tudo o que gostava. Então, para alguns segmentos, foi um prato cheio, como, por exemplo, beleza e moda”, conta. Porém, além das marcas dessas categorias, a executiva diz que o Pinterest demorou algum tempo para ganhar a atenção das marcas, pois “nenhuma plataforma é lançada com o foco na publicidade, nas marcas. Então, tem o tempo dos dois lados, da agência e das marcas estudarem como faz sentido entrar e da plataforma para se preparar para oferecer soluções. E isso nunca é de uma vez só: essa maturidade vai acontecendo com o tempo”, aponta.
O momento em que a plataforma passou a ganhar mais destaque, assim como outras empresas do meio digital e social, foi durante a pandemia, indica Thiago Gonzales, supervisor de mídia da AlmapBBDO. “Esse momento trouxe para essas plataformas um grande pico de usuários, e seu uso nunca foi tão intenso, criando um ambiente ideal para marcas se aproximarem de seus consumidores”, afirma. Porém, sua opinião é de que muitas marcas não compreenderam a forma como os usuários fazem uso da plataforma. Com o lançamento do Pinterest Ads, o executivo acredita que a plataforma ganhará uma relevância ainda maior e pode passar a ser um pilar no planejamento das grandes marcas.
Ambas as agências, Leo Burnett Tailor Made e AlmapBBDO, atendem contas que foram as primeiras a testar o Pinterest Ads no Brasil, como Baileys, da Diageo, e O Boticário. Ao Meio & Mensagem, os executivos dividiram suas opiniões sobre as melhores práticas para uma boa presença de marca na plataforma.
Faça a lição de casa diária
É necessário entender o que o Pinterest é, o que ele oferece e como as pessoas consomem os conteúdos na plataforma, pensar se faz sentido estar na plataforma, de qual maneira, consultar seus consumidores e testar. O contato com os consumidores não para por aí. A agência e anunciante devem continuar a perguntar aos usuários o que eles querem ver no perfil da marca e o que não gostam. Assim, é possível tornar o canal melhor.
Trabalhe sua originalidade
Replicar material de outras redes não é o recomendado. É interessante criar conteúdo criativo para o Pinterest que inspire o usuário, assim a marca ganha relevância e não necessariamente expõe apenas interesses comerciais. A comunicação pode mostrar o produto de forma inusitadas e com muita cor.
Foco & paciência
Tenha um objetivo claro para sua página, não perca o foco e a paciência, pois a construção de um relacionamento é um trabalho de paciência e contínuo, pois o conteúdo perde a relevância rapidamente no ambiente. É necessário trabalhar de forma ágil e sempre trazendo novidades.
Use as ferramentas
Faça uso dos recursos do Pinterest ao seu favor, como o salvar pins e criar pastas de conteúdo privadas, pois pode servir de inspiração para futuros conteúdos, e públicas, para organizar um espaço para fãs da marca acompanharem seus produtos.
Fonte: Meio e Mensagem
Artigos Relacionados
DEZ PRÁTICAS PARA SER UM BOM PROFISSIONAL DE ATENDIMENTO.
Em um cenário no qual a capacidade criativa criação está cada vez mais descentralizada, passando por departamentos de análises de dados, mídia, entre outros, o atendimento emerge como uma das áreas de agências que mais podem ser determinantes no relacionamento e manutenção do cliente. […]
HAVAIANAS INAUGURA ESPAÇO INTERATIVO INÉDITO DENTRO DE SUPERMERCADO EM SÃO PAULO
As mudanças no comportamento do consumidor vêm exigindo cada vez mais criatividade das marcas para criar novas experiências de compra e fidelizar seus […]
POR QUE QUEREMOS COMER MAIS DURANTE A QUARENTENA?
Desde março, em razão da pandemia de COVID-19, estamos vivendo em quarentena, a fim de conter a transmissão do vírus praticando o isolamento social. Entretanto, tempos incertos podem ocasionar o aumento da ansiedade, do estresse e do medo. Em meio a esse cenário, surge também a vontade de comer mais, especialmente alimentos calóricos, repletos de gordura e açúcar. Esse sentimento não é incomum. […]







