MAGGI E FUNDAÇÃO DORINA NOWILL LANÇAM GUIA SENSORIAL “COZINHA ÀS CEGAS”.

imagem-1--MAGGI-E-FUNDACAO-DORINA-NOWILL-LANCAM-GUIA-SENSORIAL

A Maggi e a unidade de Receitas Nestlé se juntaram à Fundação Dorina Nowill para Cegos e lançaram o ‘Cozinha às Cegas’, projeto idealizado pela Publicis que tem o objetivo de promover a autonomia e o bem-estar de pessoas cegas ou com baixa visão por meio da culinária.

Cozinha às Cegas é um guia sensorial de 130 páginas que tem a proposta de estimular os cinco sentidos: tato, com ilustrações em relevo dos pratos e impressão em braile; olfato, já que será possível sentir os aromas das especiarias mencionadas nas receitas; visão, uma vez que a publicação traz um design que possibilita que pessoas com baixa visão possam ler o conteúdo; e audição, tanto com botões que emitem sons dos instrumentos a serem utilizados no preparo quanto com a versão em audiobook. 

Clique aqui e acesse o site do Cozinha às Cegas.

No ano de comemoração dos 100 anos da Nestlé no Brasil, a publicação foi alinhada à filosofia da Maggi de que cozinhar é algo que todos podem e devem participar. O guia dará suporte às oficinas individuais desenvolvidas por terapeutas ocupacionais da Fundação Dorina a partir da avaliação das habilidades das pessoas assistidas pela instituição. A publicação contribui para ampliar o repertório e as perspectivas de cada uma delas.

imagem-2--MAGGI-E-FUNDACAO-DORINA-NOWILL-LANCAM-GUIA-SENSORIAL
Guia quer estimular os cinco sentidos dos deficientes visuais (Divulgação)

“Existe o interesse por conteúdos de gastronomia como os programas de televisão, sites e publicações dedicadas a esse tema. Mas esses materiais são muito visuais, não permitindo o acesso de uma parcela da população com deficiência visual, hoje composta por 6,5 milhões de pessoas no Brasil”, afirma Kely Magalhães, gerente dos Serviços de Apoio à Inclusão da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Produzido com apoio técnico culinário da unidade de Receitas Nestlé e apoio de acessibilidade do time da Fundação Dorina, o guia tem transcrição em braile e QR Code para áudio descrições em todas as páginas. Ele vem dividido em três partes centrais. A primeira introduz conceitos básicos da cozinha: apresenta instrumentos, tipos de panelas, de cortes de carne, molhos e temperos. A segunda traz 15 receitas que vão das entradas e saladas às sobremesas, passando por pratos principais e acompanhamentos: Salada de Macarrão Parafuso, Risoto de Frango, Filé ao Molho Madeira com Purê de Batata e Bolo de Cenoura com Calda de Brigadeiro estão entre elas. Já a terceira parte traz instrumentos físicos que auxiliam de maneira prática o preparo, como balança de precisão sonora, termômetro sonoro, protetor de dedos (para evitar cortes quando se corta os alimentos), timer e um copo medidor especial, que permite à pessoa saber a medida exata sem ter contato com o líquido. 

“Este trabalho representa uma maneira inovadora da marca Maggi expressar seus valores, sua preocupação e cuidado, tanto com o consumidor quanto com a culinária”, comenta Domenico Massareto, CCO da Publicis. O guia estará disponível às 1.500 pessoas assistidas pela fundação quando os atendimentos presenciais forem retomados. Os exemplares têm como meta complementar as orientações práticas gastronômicas oferecidas de forma personalizada na cozinha experimental da terapia ocupacional na Fundação Dorina, em São Paulo.

Inserir vídeo:

Fonte: Propmark



Artigos Relacionados

COMO SERÁ O MERCADO DE TRABALHO DEPOIS DA COVID-19?

Sim, essa crise vai passar, mas ninguém será o mesmo depois dela. A vida, definitivamente, está sendo revisada pela maioria e, inevitavelmente, levando a muitas reflexões. O COVID-19 deixará como legado diversos aprendizados, principalmente no mercado de trabalho. Mas, o que de fato mudará?

“O que muda diz respeito à velocidade com a qual teremos que aderir ao que já temos como, por exemplo, inteligência artificial […]

SISTEMA DE HOME OFFICE DERRUBA MITO DE PERDA DE PRODUTIVIDADE

A percepção dos executivos sobre os primeiros três meses de home office é de que o período serviu para implodir o mito da perda de comprometimento da equipe com a […]