LIDERANÇA EM TEMPOS DE INCERTEZA.

Lideranca-em-tempos-de-incerteza-2-1536x398-2

Estar à frente de uma equipe ou um negócio não é para qualquer um. A tarefa de comandar, e ainda indicar o caminho a ser seguido exige grandes responsabilidades. Ou seja, principalmente no cenário atual, é preciso entender as nuances da liderança em tempos de incerteza.

Por isso que, primeiramente, todo bom líder precisa entender o momento que o mercado passa. Dessa forma, o profissional de liderança precisa estar atento às infinitas diversidades que aparecem no caminho. De forma contrária, não terá a capacidade de gerir sua equipe. Podendo realizar erros irreversíveis para a empresa. Se você pretende passar por momentos de mudança da melhor maneira, é preciso compreender qual o papel de uma liderança em tempos de incerteza.

A incerteza para o mundo dos negócios não é um fenômeno exclusivo da pandemia, apesar de ter aumentado com ela. O mercado de hoje, muitas vezes, se apresenta como imprevisível e com um alto nível de incertezas. As empresas precisam estar atentas às mudanças que as modernidades estão acarretando.

Um exemplo claro nesse sentido são as novidades acarretadas pelos avanços tecnológicos. Por mais que o objetivo seja sempre auxiliar as empresas, também pode gerar incertezas nos trabalhadores. Deixando para os líderes, o complexo cenário de administrar essa possível crise.

No entanto, é justamente nessa realidade que um líder apto pode se destacar. É preciso da criatividade para explorar o melhor de cada indivíduo da equipe. Apenas assim, os trabalhadores poderão enfrentar os desafios da maneira menos nociva a eles e a empresa.

Todavia, sabemos que situações de incertezas podem criar um sentimento de vulnerabilidade criando um cenário que, aparentemente, é difícil de administrar. Mas é justamente esse cenário que pode ajudar um líder a se desenvolver. Principalmente ao explorar sua criatividade na forma de lidar com desafios.

Ou seja, assim como os negócios, os próprios líderes terão que se adaptar ao novo. Somente os que compreenderem o sistema irão sobreviver. Por isso, quanto mais um líder incentivar e encorajar o seu time. Quanto mais  experimentar novas propostas, melhor poderá ser o resultado.

Sob o mesmo ponto de vista, outro aspecto que deve ser levado em consideração para a liderança em tempos de incerteza é a relevância e o real impacto que a inovação tem para a empresa. Ou seja, não basta apenas mudar o discurso ou investir em tecnologia, por exemplo, é preciso realmente abraçar a mentalidade e a cultura que a inovação acompanha.


Indicação de autores que são experts em liderança em tempos de incerteza

Passar por momentos de incerteza exige muita energia dos líderes. É muita coisa para administrar, além de ainda precisar se inteirar sobre as novidades do mercado e ser um exemplo para a sua equipe. A fim de auxiliar esses profissionais, separamos alguns autores para se inspirar a respeito de liderança em tempos de incerteza.


Ram Charan

Esse primeiro autor deve ser exemplo de qualquer líder. Além de escrever livros que venderam mais de 2 milhões de cópias, Ram também é palestrante e consultor de negócios. Na sua carreira já orientou CEO’s de sucesso do mundo todo, como por exemplo Jack Welch, ex-presidente da GE.

Charan é expert em governança corporativa e foca seus estudos no lado prático dos negócios. Ele também já lecionou na Escola de Negócios de Harvard e foi eleito membro da Academia Nacional de Recursos Humanos dos EUA.

Alguns dos seus principais livros são: 

  • Pipeline da Liderança;
  • Execução: a disciplina para atingir resultados;
  • Liderança em tempos de turbulência econômica.


Ken Blachard

Outro autor com expertise em liderança, Ken foi o criador da teoria da Liderança Situacional e lançou 60 livros nos últimos 30 anos. Ele entrou para o Hall da Fama da Amazon como um dos 25 principais autores best-seller de todos os tempos, devido ao fato que os seus livros já somam mais de 21 milhões de vendas.

Blachard já recebeu muitos prêmios e honrarias por suas contribuições nas áreas de gestão, liderança e oratória. E algumas das suas principais obras são: 

  • Liderança de Alto Nível;
  • Grandes líderes de sempre;
  • Você também pode ser um líder.


Rita McGrath

A autora que fecha as nossas indicações é doutora em inovação e consultora para empresas da Fortune 500. Suas obras ressaltam a necessidade da coragem dos líderes modernos. Segundo a escritora: “Quanto mais um líder encorajar a empresa a experimentar e desvendar novos dados, melhores serão as perspectivas.”


3 Dicas para liderança em tempos incertos

Para poder seguir um caminho em busca do sucesso, além de manter alguns padrões tradicionais da posição que ocupa, o profissional que busca boa liderança em tempos incertos deve se atentar aos novos desafios expostos. Nesse sentido, separamos 3 dicas para pessoas que se encaixam nesse perfil.


Mostre confiança, calma e coragem

Uma boa liderança em tempos de incerteza se dá principalmente com segurança e determinação. Até porque é papel do líder atuar como guia, ou seja, é nele que a sua equipe irá se espelhar.

Procure passar o máximo de confiança nas crises. Desse modo você evita situações caóticas no ambiente de trabalho. Nesse sentido, em situações de tensão tão importante quanto a calma, está a ousadia para escolher iniciativas distintas das usuais.

Além de estabelecer sua posição de liderança perante aos trabalhadores, isso mostrará à sua equipe que, mesmo em meio à crise, a conquista de bons resultados continua.


Tenha um plano reserva

Outra forma de lidar com imprevistos é sempre contar com um plano b. Conforme pudemos observar desde o início da pandemia, diversas empresas que não contavam com uma segunda alternativa levaram grandes prejuízos.

Mas vale ressaltar que de preferência busque alternativas em conjunto com a sua equipe. Dessa forma, além de encarar a crise com um pouco mais de facilidade, os funcionários poderão indicar como suas habilidades poderão auxiliar a empresa.


Busque ser um exemplo

Você deseja que os seus funcionários tenham ideias criativas e busquem melhores saídas para qualquer situação adversa? Comece você mesmo esse movimento. Inspire-se em grandes líderes que você conhece, ou em situações que já passou e tente dar o exemplo. Afinal ninguém gosta de incoerências, principalmente vindas daqueles que deveriam servir de exemplo para todos, daqueles que a posição exige boa liderança em tempos de incerteza.

Fonte: Whow Inovação!



Artigos Relacionados

MINEIRÃO PREPARA SHOWS E EVENTOS DRIVE-IN ENQUANTO AGUARDA AVAL DA PREFEITURA.

Fechado desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Mineirão tem estudado alternativas para receber eventos que […]

A VOLTA DOS CINEMAS COMEÇA COM OS DRIVE-INS?

Um dos passeios que as pessoas mais sentem falta durante a quarentena é a ida ao cinema. Afinal, acompanhar os lançamentos e se divertir com os amigos ou familiares é uma tradição de décadas. É difícil ter algo que substitua totalmente o prazer de sair de casa para assistir um bom filme em uma grande tela, especialmente para quem tem paixão por esse tipo de lazer. Mesmo com todas as possibilidades de streaming e tecnologias […]

O que toda agência precisa saber em ano eleitoral, por Fenapro.

A Fenapro e os Sinapros divulgam campanha em redes sociais com dicas legais, sobre o que toda agência precisa saber