Construção de marcas e agências de propaganda – Por André Lacerda

Construção de marcas e agências de propaganda – Por André Lacerda

Muitas supostas verdades absolutas aparecem no campo da comunicação, soluções revolucionárias que mudarão completamente a maneira de se fazer a propaganda e a comunicação de marca nas empresas.

Assistimos agora ao discurso da comunicação digital: anunciada como a solução para todos os problemas.

Não vamos aqui, de forma nenhuma, menosprezar ou diminuir o valor dos novos caminhos e desafios da comunicação digital, mas é necessário contrapor, refletir e valorizar as boas práticas de quem realmente entende e faz boa comunicação, a propaganda estratégica.

Hoje, mais do que nunca, empresas e instituições alcançam bons resultados valendo-se da comunicação integrada de marketing, que contempla o online e o off line, trabalhados estratégica e planejadamente. Observe, por exemplo, os intervalos comerciais das televisões, onde empresas genuinamente digitais já são grandes anunciantes. Na mídia exterior você encontrará o mesmo exemplo, Uber, Trivago, Airbnb, 99, iFood, o Google e o Facebook, entre outros, estão fortemente presentes nas mídias off line.

Não existe mais uma linha separando o digital e o tradicional. Existe sim a comunicação de marketing que reúne em sua estratégia e operação os mundos online e off line. Aos poucos as empresas estão acabando com suas estruturas separadas e juntando tudo em um novo espaço: a comunicação integrada multicanal, que utiliza bom conteúdo estratégico atrelado às iniciativas de comunicação. Técnicas que interagem tendo sempre em vista o comportamento de consumo de informação dos seus públicos de relacionamento.

Neste contexto de grande complexidade, a presença das agências de propaganda está fortalecida, como estruturas especializadas em diagnosticar, entender e criar com seus clientes a comunicação que realmente constrói marcas – um efeito virtuoso e multiplicador.

Agências de propaganda têm o conhecimento e a capacidade de entender e agir, neste novo momento de integração on e off, não aceitando exageros e pregações ineficazes: não existe apenas um caminho para a solução dos problemas de marketing e comunicação para empresas, governos e instituições.

Lembre-se sempre de conversar com uma boa agência de propaganda, quando se deparar com este desafio.


André Lacerda

Diretor Comercial da LFMercado
Presidente do Sinapro – MG

Fonte: Texto publicado no Jornal O Tempo, de 3 de março de 2019.



Artigos Relacionados

Vote nos Melhores da Propaganda Mineira 2019

Chegou a hora de escolher os destaques da propaganda de 2019.
Lista tríplice dos indicados em cada categoria, para escolha e votação.
Veículo do Ano – Mídia Eletrônica Televisão; Veículo do Ano – Mídia Eletrônica Rádio; Veículo do Ano – Mídia Digital; Veículo do Ano – Mídia Impressa Jornal […]

Com a Consultoria da Fala! Minas, a Bel Lar Investe em Ações de Marketing para Fidelizar Arquitetos

Com a consultoria em marketing e publicidade da Fala Comunicação! A Bel Lar investe em ações de marketing com foco

BLACK MIRROR NÃO TERÁ NOVA TEMPORADA PORQUE 2020 JÁ É SOMBRIO O SUFICIENTE

A série Black Mirror, da Netflix, ficou famosa ao falar de assuntos distópicos relacionados à tecnologia, sem especificar exatamente em que ano se passavam. Em um dos episódios, as pessoas podem gravar as suas memórias e revisitá-las quando acharem melhor.

Em pleno 2020, o roteirista da série, Charlie Brooker, acredita que o mundo não precisa de mais distopias com a pandemia […]