Construção de marcas e agências de propaganda – Por André Lacerda
Muitas supostas verdades absolutas aparecem no campo da comunicação, soluções revolucionárias que mudarão completamente a maneira de se fazer a propaganda e a comunicação de marca nas empresas.
Assistimos agora ao discurso da comunicação digital: anunciada como a solução para todos os problemas.
Não vamos aqui, de forma nenhuma, menosprezar ou diminuir o valor dos novos caminhos e desafios da comunicação digital, mas é necessário contrapor, refletir e valorizar as boas práticas de quem realmente entende e faz boa comunicação, a propaganda estratégica.
Hoje, mais do que nunca, empresas e instituições alcançam bons resultados valendo-se da comunicação integrada de marketing, que contempla o online e o off line, trabalhados estratégica e planejadamente. Observe, por exemplo, os intervalos comerciais das televisões, onde empresas genuinamente digitais já são grandes anunciantes. Na mídia exterior você encontrará o mesmo exemplo, Uber, Trivago, Airbnb, 99, iFood, o Google e o Facebook, entre outros, estão fortemente presentes nas mídias off line.
Não existe mais uma linha separando o digital e o tradicional. Existe sim a comunicação de marketing que reúne em sua estratégia e operação os mundos online e off line. Aos poucos as empresas estão acabando com suas estruturas separadas e juntando tudo em um novo espaço: a comunicação integrada multicanal, que utiliza bom conteúdo estratégico atrelado às iniciativas de comunicação. Técnicas que interagem tendo sempre em vista o comportamento de consumo de informação dos seus públicos de relacionamento.
Neste contexto de grande complexidade, a presença das agências de propaganda está fortalecida, como estruturas especializadas em diagnosticar, entender e criar com seus clientes a comunicação que realmente constrói marcas – um efeito virtuoso e multiplicador.
Agências de propaganda têm o conhecimento e a capacidade de entender e agir, neste novo momento de integração on e off, não aceitando exageros e pregações ineficazes: não existe apenas um caminho para a solução dos problemas de marketing e comunicação para empresas, governos e instituições.
Lembre-se sempre de conversar com uma boa agência de propaganda, quando se deparar com este desafio.
André Lacerda
Diretor Comercial da LFMercado
Presidente do Sinapro – MG
Fonte: Texto publicado no Jornal O Tempo, de 3 de março de 2019.
Artigos Relacionados
A BELA DIREÇÃO DE ARTE DO COMERCIAL DA DELL.
Sempre bom quando uma marca resolve assumir a linguagem de clipe se a intenção é mesmo a de uma peça com o mood da marca, prática inaugurada pela Apple desde sempre. A vantagem é que esse tipo de linguagem permite uma direção de arte mais solta […]
A TRANSFORMAÇÃO DO TRABALHO: DO HOME OFFICE PARA O ANYWHERE OFFICE
O trabalho flexível já estava em uma crescente em 2020 antes mesmo da chegada da pandemia de Covid-19. Segundo uma […]
Quando a diversão deixou de ser uma ferramenta da publicidade?
Fernanda Antonelli e Edu Lima, executivos da f+e/cyranos, ocuparam o palco do El Ojo para rebater as “regras da publicidade” […]











