Alunas da Una criam campanha de valorização e incentivo do uso do cabelo crespo

Alunas da Una criam campanha de valorização e incentivo do uso do cabelo crespo

Após passarem pela fase de não aceitação de seus cabelos, duas alunas da Una criam campanha de valorização e incentivo do uso do cabelo crespo

A Campanha “NÓS” pode ser acompanhada nas redes sociais

Belo Horizonte, junho de 2015 – As estudantes do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Una, Jéssica Pinheiro e Stefaniny Ratto, são as responsáveis pela criação da campanha social  “NÓS”.

Resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso, a iniciativa promete movimentar as redes sociais porque busca inspirar as pessoas a usarem o cabelo crespo e a valorizá-lo sem criar estereótipos. Todo o contexto histórico do corpo negro e sua identidade estão intimamente relacionados com a campanha.

As idealizadoras explicam que passaram pelo processo de não aceitação do próprio cabelo na infância e na adolescência, por sofrer preconceito das pessoas que as rodeavam. Durante essa fase, as duas experimentaram químicas e tiveram consequências negativas. Com o apoio de familiares, ambas começaram a aceitar o cabelo natural e, posteriormente, resolveram criar o projeto “NÓS”.

A campanha, realizada nas redes sociais (Facebook, Instagram, Pinterest e Twitter), tem o objetivo de inspirar e valorizar o uso do cabelo crespo, sem criar estereótipos, relacionando o contexto histórico do corpo negro e sua identidade. Para isso, as jovens utilizam fotos de personalidades que também assumiram suas identidades.

Untitled-1

A campanha visa também a publicação de artigos que falam sobre as histórias relacionadas aos movimentos sobre o cabelo crespo, feminista, dentre outros. Durante alguns dias, as alunas também fizeram uma ação nas ruas de Belo Horizonte. Elas colaram “lambe-lambe” nos postes e muros com questionamentos sobre resistência, cabelo, negritude, identidade e outras questões.

Para Jéssica e Stefaniny, a campanha também é para incentivar outras pessoas a abraçarem a causa. “As pessoas precisam passar por cima de olhares preconceituosos contra seu cabelo crespo, além de questionar a sociedade sobre isso”, finalizam.

Acompanhe a campanha no Facebook endereço: fb.com/nosdocabelo; Instagram e Twitter- @nosdocabelo.


Artigos Relacionados

Agências Podem Optar Pelo Simples Nacional

A partir de 2015, as agências com receitas brutas de até R$ 3,6 milhões poderão escolher como opção tributária o

5 CONSELHOS DE LÍDERES GLOBAIS PARA INVESTIR EM DIVERSIDADE NA SUA EMPRESA.

Sabemos que a diversidade dentro das organizações leva a melhores produtos, ideias mais poderosas, maior envolvimento do cliente e melhor desempenho financeiro. Uma pesquisa da McKinsey mostra que empresas que investem em diversidade de […]

Propaganda: doçura e amargor

Setor que elevou a imagem do Brasil mundialmente hoje enfrenta inúmeros desafios Matéria de Claudia Penteado, da Época Negócios, publicada