ABAP TENTA BARRAR PROJETO DE LEI QUE INTERFERE NO CONTEÚDO DA PUBLICIDADE.
Desde a última terça-feira, 20 de abril, a ordem do dia da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo previa a discussão e votação do Projeto de Lei 504. O projeto, que tramita em regime de urgência, proíbe mensagens publicitárias com “alusão a a gênero e orientação sexual, ou a movimentos sobre diversidade sexual relacionados a crianças”. A votação do PL foi adiada duas vezes na semana passada e, de acordo com a comunicação da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), a pauta deverá entrar em discussão na próxima semana.
O projeto, apresentado na assembleia paulista em agosto do ano passado é de autoria da deputada Marta Costa, do PSD. A autora alega que “o uso indiscriminado deste tipo de divulgação traria real desconforto emocional a inúmeras famílias”, por “estabelecer prática não adequada a crianças que, ainda, sequer possuem, em razão da questão de aprimoramento da leitura (5 a 10 anos), capacidade de discernimento de tais questões”. A proposta da deputada considera, ainda, que a lei é necessária para evitar a “inadequada influência” da publicidade na formação de jovens e crianças. Ainda em agosto do ano passado, o projeto recebeu uma emenda da deputada Janaina Paschoal, do PSL, que deu a ele a redação atual, trocando a expressão original “preferências sexuais”, usada pela deputada Marta Costa, por “gênero e orientação sexual”.
No mês passado, o projeto de lei teve aprovado o seu Requerimento de Urgência e foi aprovado em reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais, e de Finanças, Orçamento e Planejamento. O voto vencedor foi o do relator deputado Gilmaci Santos, do Republicanos, favorável ao projeto da deputada Marca Costa e à emenda da deputada Janaina Paschoal. Dos presentes, 14 deputados seguiram o voto do relator e sete se manifestaram em apoio ao voto em separado da deputada Erica Malunguinho, do Psol, para quem “associar a violação dos direitos das crianças e adolescentes às diversidades sexuais e de gênero é desumanizador e cruel”. O argumento da deputada Erica Malunguinho é o de que o Projeto de Lei “expõe uma intenção absolutamente danosa e negativa, ferindo princípios básicos de cidadania e luta contra discriminação em decorrência de gênero ou orientação sexual”. Por fim, a deputada do Psol propôs a redação do texto fosse para vedar a publicidade “que contenha alusão a drogas, sexo e violências explícitas, relacionados a crianças”.
Posicionamento da Abap
No dia 20 de abril, após o projeto entrar na ordem do dia do plenário da Assembleia Legislativa, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) divulgou comunicado assinado por seu presidente, Mario D’Andrea, na qual classifica a proposta como inconstitucional, por “impor discriminação à liberdade de expressão comercial e ao direito de orientação sexual”. Além disso, diz ser uma tentativa de “censura de conteúdo, abrindo um precedente perigosíssimo para a liberdade de expressão e aos direitos de minorias”. Leia a íntegra:
“A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) manifesta o seu repúdio ao Projeto de Lei n. 504/2020, em análise na Assembleia Legislativa, pelo qual pretende se impor discriminação à liberdade de expressão comercial e ao direito de orientação sexual. A Constituição Federal estabelece a exclusividade da União em legislar sobre publicidade comercial, como veda qualquer afronta à inviolabilidade do direito à liberdade, à igualdade e à censura de natureza ideológica e social.
Veda a Constituição Federal, ainda, qualquer forma de censura à manifestação do pensamento, de criação, de expressão e de informação, sob qualquer forma, processo ou veículo. É importante destacar que a publicidade reflete a sociedade em que está inserida, e a vedação proposta pelo PL caracteriza-se por censura de conteúdo, abrindo um precedente perigosíssimo para a liberdade de expressão e aos direitos de minorias. A publicidade brasileira é – e sempre será – fiadora da liberdade de expressão e dos direitos individuais no país.
São Paulo, 20 de abril de 2021.
Mario D’Andrea
Presidente da Abap”
Repercussão nas agências
Para Fernanda Antonelli, managing director da Wieden+Kennedy São Paulo, o projeto de lei vai na contramão de todo o esforço que o mercado publicitário tem conduzido, para ser mais inclusivo. “Temos visto uma tentativa de retrocesso a diversas manifestações culturais mais progressistas. A publicidade reflete os anseios de uma sociedade que quer ser mais engajada, plural e inclusiva. Esse projeto sugere exatamente o oposto. Não podemos nem queremos andar para trás. Devemos evoluir. Sempre”, argumenta.
Diretor de planejamento e líder do comitê de diversidade da FCB, Rafael Martins analisa a pauta do projeto de lei como um retrocesso, além de comentar os efeitos práticos dessa discussão para a sociedade. “É um retrocesso, desumanizador e parece ser um ensaio pra testar a reação de uma sociedade polarizada e dividida por fake news. Ele é claramente inconstitucional já que a competência para legislar sobre propaganda é da União e não dos Estados. O efeito prático negativo é a desinformação que mistura conceitos errados como ‘preferências sexuais’, associando diversidade sexual e de gênero a violação dos direitos das crianças e adolescentes. O efeito prático positivo é que podemos apontar o que realmente está sendo discutido e construirmos o mercado e sociedade que queremos”, avalia.
Na concepção de Filipe Bartholomeu, sócio e CEO da AlmapBBDO, a proposta do projeto de lei fere a constituição e a liberdade de expressão no País. “Na visão da Almap, trata-se se um projeto de lei recheado de censura, preconceito e desrespeito, inclusive, à constituição do país, além de toda a comunidade LGBTQIA+. É uma tentativa de discriminar o direito da identidade sexual e à liberdade de expressão”. Em sua visão, a propaganda é responsável por criar cultura e não discutir o retrocesso. “Temos orgulho de construir histórias que apoiam toda forma de amor junto aos nossos clientes. Marcas que investem, educam, entretêm e sensibilizam a sociedade sobre diversas causas, inclusive a LGBTQIA+. Por aqui, estamos fazendo propaganda pela diversidade há anos. E não porque é legal ou politicamente correto. Mas porque a propaganda é o reflexo da sociedade que vivemos. Então, não basta só apoiar a #propagandapeladiversidade – temos que nos inspirar diariamente na força que a comunidade LGBTQIA+ sempre carregou”, ressalta.
Ainda sobre o assunto, agências como Wieden+Kennedy, Wunderman Thompson, Publicis, BETC, FCB e AlmapBBDO também se posicionaram com posts no Instagram:
Fonte: Meio e Mensagm
Agências se mobilizam para aumentar espaços de diversidade.
Com o objetivo de assegurar a representatividade de pessoas LGBTQIAP+ nas campanhas publicitárias, um grupo de lideranças de agências, anunciantes e plataformas está se reunindo para criar um espaço de discussão sobre a pauta e fazer oposição ao Projeto de Lei 50 A iniciativa foi idealizada pelo Comitê de Diversidade da Mutato e é apoiada por executivos de agências e marcas, como Ambev, CP+B, iFood, AKQA, DPZ&T, Publicis, AlmapBBDO, Twitter e outras (confira a lista abaixo). A ideia é que, a partir deste episódio, o grupo possa criar mecanismos para assegurar a representatividade e assumir compromissos públicos, enquanto indústria, para compartilhar melhores práticas e adotar um acompanhamento periódico sobre os avanços do tema. Esses objetivos devem ser detalhados em um plano de ação amplo nos próximos meses.
Nas redes sociais, o grupo de agências, anunciantes e plataformas tem usado as hashtags #AbaixoPL504 #RespeitaHumanidadeLGBT #LGBTNãoÉMáInfluência e um vídeo manifesto foi publicado pela Mutato. Confira a lista com as lideranças que participam do movimento:
- Alexandre Costa (Diretor de Marketing Institucional, Ambev)
- André Chaves (Fundador, Papel&Caneta)
- André Kassu (Sócio e CCO, CP+B Brasil)
- Andre Passamani (Sócio, Cofundador e CoCEO, Mutato)
- Amanda Abreu (Cofundadora, Indique uma Preta)
- Bruno Andrade (Gerente de Branding, iFood)
- Catarina Martins, Kevin David, Lídia Thays e Louis Rodrigues (MOOC)
- Cris Naumovs (Consultora, Apego Inc.)
- Danielle Bibas, VP de Marca, Inovação e Beleza, Avon Brasil
- Daniele Mattos (Cofundadora, Indique uma Preta)
- Diego Machado (CCO Global, AKQA)
- Eduardo Camargo (Sócio, Cofundador e CoCEO, Mutato)
- Eduardo Lorenzi (CEO, Publicis Brasil)
- Eduardo Simon (Sócio e CEO, DPZ&T)
- Ezra Geld (CEO, IPG Mediabrands Brasil)
- Fabiano Coura (CEO, R/GA
- Fernand Alphen (co-CEO, Fbiz)
- Fernanda Antonelli (Managing Director, Wieden+Kennedy)
- Fernanda Guimarães (Head of Creative Shop Brasil, Facebook)
- Fernando Musa (CEO, Ogilvy Brasil)
- Fernando Taralli (CEO, VMLY&R)
- Felipe Simi (Sócio, CEO e CCO, Soko)
- Filipe Bartholomeu (Sócio e CEO, AlmapBBDO)
- Gabriela Comazzeto, head de global business solutions, TikTok
- Ian Black (CEO, New Vegas)
- Joanna Monteiro (CCO, Heads)
- Ken Fujioka (Sócio-fundador, ADA Strategy)
- Keka Morelle (CCO, Wunderman Thompson Brasil)
- Levis Novais (Cofundador, MOOC)
- Luisa Fedrizzi (Country Manager, Head de Marca e Conteúdo, Contagious)
- Marcelo Reis (CoCEO e CCO, Leo Burnett TM)
- Márcio Toscani (CoCEO e COO, Leo Burnett TM)
- Maira Liguori (Diretora, Think Eva)
- Pedro Reiss (CEO, Wunderman Thompson Brasil)
- Rafaella Gobara (Head of Consumer Experience, Pernod Ricard)
- Raphaella Martins Antonio (Publicitária)
- Ricardo John, CEO, FCB Brasil
- Ricardo Sales (Sócio-fundador, Mais Diversidade)
- Ricardo Silvestre (Fundador e CEO, Black Influence)
- Roberto Martini (Fundador, Global CEO e CCO, FLAGCX)
- Samantha Almeida (Head of Twitter Next, Twitter)
- Sarah Buchwitz, VP de Marketing e Comunicação, MasterCard
- Sergio Gordilho (Copresidente e CCO, Africa)
- Stefano Zunino (Country Manager, WPP Brasil)
- Tato Bueno (VP de Produção, WMcCann)
- Veronica Dudiman (Cofundadora, Indique Uma Preta)
Fonte: Meio e Mensagem
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