ABAP TENTA BARRAR PROJETO DE LEI QUE INTERFERE NO CONTEÚDO DA PUBLICIDADE.

imagem-1-ABAP-TENTA-BARRAR-PROJETO-DE-LEI-QUE-INTERFERE-NO-CONTEUDO-DA-PUBLICIDADE
(Crédito da imagem: heliopix/ Istock)

Desde a última terça-feira, 20 de abril, a ordem do dia da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo previa a discussão e votação do Projeto de Lei 504. O projeto, que tramita em regime de urgência, proíbe mensagens publicitárias com “alusão a a gênero e orientação sexual, ou a movimentos sobre diversidade sexual relacionados a crianças”. A votação do PL foi adiada duas vezes na semana passada e, de acordo com a comunicação da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), a pauta deverá entrar em discussão na próxima semana.

O projeto, apresentado na assembleia paulista em agosto do ano passado é de autoria da deputada Marta Costa, do PSD. A autora alega que “o uso indiscriminado deste tipo de divulgação traria real desconforto emocional a inúmeras famílias”, por “estabelecer prática não adequada a crianças que, ainda, sequer possuem, em razão da questão de aprimoramento da leitura (5 a 10 anos), capacidade de discernimento de tais questões”. A proposta da deputada considera, ainda, que a lei é necessária para evitar a “inadequada influência” da publicidade na formação de jovens e crianças. Ainda em agosto do ano passado, o projeto recebeu uma emenda da deputada Janaina Paschoal, do PSL, que deu a ele a redação atual, trocando a expressão original “preferências sexuais”, usada pela deputada Marta Costa, por “gênero e orientação sexual”.

No mês passado, o projeto de lei teve aprovado o seu Requerimento de Urgência e foi aprovado em reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais, e de Finanças, Orçamento e Planejamento. O voto vencedor foi o do relator deputado Gilmaci Santos, do Republicanos, favorável ao projeto da deputada Marca Costa e à emenda da deputada Janaina Paschoal. Dos presentes, 14 deputados seguiram o voto do relator e sete se manifestaram em apoio ao voto em separado da deputada Erica Malunguinho, do Psol, para quem “associar a violação dos direitos das crianças e adolescentes às diversidades sexuais e de gênero é desumanizador e cruel”. O argumento da deputada Erica Malunguinho é o de que o Projeto de Lei “expõe uma intenção absolutamente danosa e negativa, ferindo princípios básicos de cidadania e luta contra discriminação em decorrência de gênero ou orientação sexual”. Por fim, a deputada do Psol propôs a redação do texto fosse para vedar a publicidade “que contenha alusão a drogas, sexo e violências explícitas, relacionados a crianças”.


Posicionamento da Abap

No dia 20 de abril, após o projeto entrar na ordem do dia do plenário da Assembleia Legislativa, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) divulgou comunicado assinado por seu presidente, Mario D’Andrea, na qual classifica a proposta como inconstitucional, por “impor discriminação à liberdade de expressão comercial e ao direito de orientação sexual”. Além disso, diz ser uma tentativa de “censura de conteúdo, abrindo um precedente perigosíssimo para a liberdade de expressão e aos direitos de minorias”. Leia a íntegra:

“A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) manifesta o seu repúdio ao Projeto de Lei n. 504/2020, em análise na Assembleia Legislativa, pelo qual pretende se impor discriminação à liberdade de expressão comercial e ao direito de orientação sexual. A Constituição Federal estabelece a exclusividade da União em legislar sobre publicidade comercial, como veda qualquer afronta à inviolabilidade do direito à liberdade, à igualdade e à censura de natureza ideológica e social.
Veda a Constituição Federal, ainda, qualquer forma de censura à manifestação do pensamento, de criação, de expressão e de informação, sob qualquer forma, processo ou veículo. É importante destacar que a publicidade reflete a sociedade em que está inserida, e a vedação proposta pelo PL caracteriza-se por censura de conteúdo, abrindo um precedente perigosíssimo para a liberdade de expressão e aos direitos de minorias. A publicidade brasileira é – e sempre será – fiadora da liberdade de expressão e dos direitos individuais no país.
São Paulo, 20 de abril de 2021.

Mario D’Andrea

Presidente da Abap”


Repercussão nas agências

Para Fernanda Antonelli, managing director da Wieden+Kennedy São Paulo, o projeto de lei vai na contramão de todo o esforço que o mercado publicitário tem conduzido, para ser mais inclusivo. “Temos visto uma tentativa de retrocesso a diversas manifestações culturais mais progressistas. A publicidade reflete os anseios de uma sociedade que quer ser mais engajada, plural e inclusiva. Esse projeto sugere exatamente o oposto. Não podemos nem queremos andar para trás. Devemos evoluir. Sempre”, argumenta.

Diretor de planejamento e líder do comitê de diversidade da FCB, Rafael Martins analisa a pauta do projeto de lei como um retrocesso, além de comentar os efeitos práticos dessa discussão para a sociedade. “É um retrocesso, desumanizador e parece ser um ensaio pra testar a reação de uma sociedade polarizada e dividida por fake news. Ele é claramente inconstitucional já que a competência para legislar sobre propaganda é da União e não dos Estados. O efeito prático negativo é a desinformação que mistura conceitos errados como ‘preferências sexuais’, associando diversidade sexual e de gênero a violação dos direitos das crianças e adolescentes. O efeito prático positivo é que podemos apontar o que realmente está sendo discutido e construirmos o mercado e sociedade que queremos”, avalia.

Na concepção de Filipe Bartholomeu, sócio e CEO da AlmapBBDO, a proposta do projeto de lei fere a constituição e a liberdade de expressão no País. “Na visão da Almap, trata-se se um projeto de lei recheado de censura, preconceito e desrespeito, inclusive, à constituição do país, além de toda a comunidade LGBTQIA+. É uma tentativa de discriminar o direito da identidade sexual e à liberdade de expressão”. Em sua visão, a propaganda é responsável por criar cultura e não discutir o retrocesso. “Temos orgulho de construir histórias que apoiam toda forma de amor junto aos nossos clientes. Marcas que investem, educam, entretêm e sensibilizam a sociedade sobre diversas causas, inclusive a LGBTQIA+. Por aqui, estamos fazendo propaganda pela diversidade há anos. E não porque é legal ou politicamente correto. Mas porque a propaganda é o reflexo da sociedade que vivemos. Então, não basta só apoiar a #propagandapeladiversidade – temos que nos inspirar diariamente na força que a comunidade LGBTQIA+ sempre carregou”, ressalta.

Ainda sobre o assunto, agências como Wieden+Kennedy, Wunderman Thompson, Publicis, BETC, FCB e AlmapBBDO também se posicionaram com posts no Instagram:

Fonte: Meio e Mensagm

Imagem1
Imagem2
Imagem3
Imagem4

Agências se mobilizam para aumentar espaços de diversidade.

Com o objetivo de assegurar a representatividade de pessoas LGBTQIAP+ nas campanhas publicitárias, um grupo de lideranças de agências, anunciantes e plataformas está se reunindo para criar um espaço de discussão sobre a pauta e fazer oposição ao Projeto de Lei 50 A iniciativa foi idealizada pelo Comitê de Diversidade da Mutato e é apoiada por executivos de agências e marcas, como Ambev, CP+B, iFood, AKQA, DPZ&T, Publicis, AlmapBBDO, Twitter e outras (confira a lista abaixo). A ideia é que, a partir deste episódio, o grupo possa criar mecanismos para assegurar a representatividade e assumir compromissos públicos, enquanto indústria, para compartilhar melhores práticas e adotar um acompanhamento periódico sobre os avanços do tema. Esses objetivos devem ser detalhados em um plano de ação amplo nos próximos meses.

Nas redes sociais, o grupo de agências, anunciantes e plataformas tem usado as hashtags #AbaixoPL504 #RespeitaHumanidadeLGBT #LGBTNãoÉMáInfluência e um vídeo manifesto foi publicado pela Mutato. Confira a lista com as lideranças que participam do movimento:

  • Alexandre Costa (Diretor de Marketing Institucional, Ambev)
  • André Chaves (Fundador, Papel&Caneta)
  • André Kassu (Sócio e CCO, CP+B Brasil)
  • Andre Passamani (Sócio, Cofundador e CoCEO, Mutato)
  • Amanda Abreu (Cofundadora, Indique uma Preta)
  • Bruno Andrade (Gerente de Branding, iFood)
  • Catarina Martins, Kevin David, Lídia Thays e Louis Rodrigues (MOOC)
  • Cris Naumovs (Consultora, Apego Inc.)
  • Danielle Bibas, VP de Marca, Inovação e Beleza, Avon Brasil
  • Daniele Mattos (Cofundadora, Indique uma Preta)
  • Diego Machado (CCO Global, AKQA)
  • Eduardo Camargo (Sócio, Cofundador e CoCEO, Mutato)
  • Eduardo Lorenzi (CEO, Publicis Brasil)
  • Eduardo Simon (Sócio e CEO, DPZ&T)
  • Ezra Geld (CEO, IPG Mediabrands Brasil)
  • Fabiano Coura (CEO, R/GA
  • Fernand Alphen (co-CEO, Fbiz)
  • Fernanda Antonelli (Managing Director, Wieden+Kennedy)
  • Fernanda Guimarães (Head of Creative Shop Brasil, Facebook)
  • Fernando Musa (CEO, Ogilvy Brasil)
  • Fernando Taralli (CEO, VMLY&R)
  • Felipe Simi (Sócio, CEO e CCO, Soko)
  • Filipe Bartholomeu (Sócio e CEO, AlmapBBDO)
  • Gabriela Comazzeto, head de global business solutions, TikTok
  • Ian Black (CEO, New Vegas)
  • Joanna Monteiro (CCO, Heads)
  • Ken Fujioka (Sócio-fundador, ADA Strategy)
  • Keka Morelle (CCO, Wunderman Thompson Brasil)
  • Levis Novais (Cofundador, MOOC)
  • Luisa Fedrizzi (Country Manager, Head de Marca e Conteúdo, Contagious)
  • Marcelo Reis (CoCEO e CCO, Leo Burnett TM)
  • Márcio Toscani (CoCEO e COO, Leo Burnett TM)
  • Maira Liguori (Diretora, Think Eva)
  • Pedro Reiss (CEO, Wunderman Thompson Brasil)
  • Rafaella Gobara (Head of Consumer Experience, Pernod Ricard)
  • Raphaella Martins Antonio (Publicitária)
  • Ricardo John, CEO, FCB Brasil
  • Ricardo Sales (Sócio-fundador, Mais Diversidade)
  • Ricardo Silvestre (Fundador e CEO, Black Influence)
  • Roberto Martini (Fundador, Global CEO e CCO, FLAGCX)
  • Samantha Almeida (Head of Twitter Next, Twitter)
  • Sarah Buchwitz, VP de Marketing e Comunicação, MasterCard
  • Sergio Gordilho (Copresidente e CCO, Africa)
  • Stefano Zunino (Country Manager, WPP Brasil)
  • Tato Bueno (VP de Produção, WMcCann)
  • Veronica Dudiman (Cofundadora, Indique Uma Preta)

Fonte: Meio e Mensagem



Artigos Relacionados

Conar Divulga Circular Sobre Publicidade de Bebidas Alcoólicas

O Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar) divulgou circular que trata da publicidade de bebidas alcoólicas durante o verão e

NIZAN GUANAES: UM PRODUTO CHAMADO BRASIL.

Nizan Guanaes é um mestre da comunicação, mas o que ele entende mesmo é de reinvenção. De obeso com 130 quilos virou maratonista. Depois de fundar o ABC, maior conglomerado de comunicação da América Latina, com 18 agências e 2.500 funcionários, abriu uma consultoria, a N Ideias, com apenas duas assistentes — “uma grande pequeníssima empresa”, em suas palavras. Formado em administração de empresas […]

FENAPRO realiza nova edição do FenapróUniversitário.

Com o tema “Publicidade: as novas demandas do mercado publicitário”, o concurso, destina-se a estudantes de publicidade e propaganda de todo Brasil, e inscrições vão até o dia 19 de novembro. A campanha escolhida será premiada e veiculada nacionalmente no Dia Mundial da Propaganda, celebrado em 04 de dezembro. Acesse e saiba mais […]