Bar do Museu Clube da Esquina Lança Nova Marca

Bar do Museu Clube da Esquina Lança Nova Marca

O “Bar do Museu Clube da Esquina”, localizado no Santa Tereza em Belo Horizonte, lançou sua identidade visual baseada no resgate cultural do Clube da Esquina. O coletivo formado, no fim dos anos 60, por músicos mineiros como Milton Nascimento, Beto Guedes e Lô Borges, marcou a cena boêmia da capital até boa parte da década de 70. Os detalhes da nova marca foram inspirados na essência da casa: um ponto de encontro para as memórias do Clube.

O nome do bar representa exatamente o que se quer transmitir: um “museu” para lembrar e vivenciar a história do Clube da Esquina. A identidade visual não poderia ser diferente. “A marca é estilizada e carrega a essência do movimento, com traços artísticos e livres se equilibrando no conjunto. A proposta é apresentar um estilo marcante para o projeto, juntando referências do passado ao cenário contemporâneo”, revela um dos criadores do projeto gráfico Guilherme Cardinali.

As cores foram pensadas conforme o perfil do movimento Clube da Esquina, sendo cada uma com sua finalidade para transmitir sentimentos, como harmonia, serenidade, liberdade, juventude, esperança e otimismo. A construção das linhas do contorno se apoiou em representações icônicas e universais, e o símbolo gráfico foi enriquecido com cores e formas estilizadas, com uma proposta artística e conceitual, associando o lúdico ao elemento gráfico. “A identidade visual nasceu para representar a obra e a grandeza do movimento. Estudamos a história do Clube, até chegar a algo que retratasse a força cultural presente no movimento”, conta Cardinali.


Artigos Relacionados

POR QUE AS REDES ESTÃO CANCELANDO OS STORIES?

Este ano, duas redes sociais decidiram encerrar as suas próprias versões do Stories, formato de conteúdo efêmeros com duração de 24h popularizado pelo Instagram. O Twitter descontinuou o Fleets em julho deste ano e o LinkedIn dá fim aos seus Stories em 30 de setembro, quando a ferramenta completaria um ano. […]

PESQUISA MOSTRA COMO OS RECURSOS VISUAIS ORIENTAM O COMPORTAMENTO DOS BRASILEIROS EM TORNO DA SUSTENTABILIDADE.

Durante a cúpula da COP26, a Getty Images, líder mundial em comunicação visual, revelou uma nova pesquisa que revela que 86% das pessoas que vivem no Brasil praticariam um estilo de vida sustentável se custasse o mesmo ou menos do que custam hoje. […]

AS DUAS REVOLUÇÕES DA VIA VAREJO

“Não houve um dia normal desde que chegamos. Quando veio a pandemia, já estávamos em clima de guerra e com a faca nos dentes.” É assim que o presidente da Via Varejo, Roberto Fulcherberguer, explica […]