AS PRINCIPAIS BARREIRAS PARA INOVAÇÃO NA ÁREA DE MARKETING

AS PRINCIPAIS BARREIRAS PARA INOVAÇÃO NA ÁREA DE MARKETING

Ainda existem desafios significativos para a execução eficaz da inovação na área de marketing, de acordo com a consultoria global Gartner. O relatório Gartner Brand Strategy and Innovation Survey 2019, que ouviu 393 profissionais da área nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido:

Principais barreiras à inovação no marketing:

Empresa resistente ao risco (46%)

Incapacidade de medir o impacto da inovação (41%)

Recursos humanos com as competências necessárias limitado (41%)

Tecnologia limitada para apoiar a inovação (38%)

Falta de orçamento (37%)

Falta de cultura de inovação (32%)

Estratégia da liderança insuficiente (29%)


“A natureza da verdadeira inovação é a novidade, e isso tira as pessoas da sua zona de conforto. Embora os executivos seniores exijam inovação, eles relutam em avançar quando chega a hora de agir”.
Elizabeth Shaw, diretora do Gartner for Marketers Practice


Outro ponto importante é a mensuração de resultados, pois é um desafio avaliar as iniciativas de inovação sem saber ao certo qual é o sucesso dessas ações. Medir o impacto, no entanto, é necessário, caso contrário os esforços em inovar podem ser considerados sem valor pela organização.

Segundo o Gartner, os profissionais de marketing que gerenciam a inovação devem saber se comunicar de forma inteligente com os principais stakeholders, para assim gerenciar as expectativas em torno dos programas e seus resultados.

Muitos líderes de marketing também relataram dificuldade em encontrar o talento certo. Embora cargos como “diretor de inovação” estejam em alta, assim como os laboratórios destinados à inovação corporativa, muitos profissionais de marketing ainda estão trabalhando para se aprimorar nessas funções.

“Impulsionar a inovação requer uma profundidade e amplitude de habilidades além das que existem hoje em muitas organizações”, diz Elizabeth. “Ainda que muitos profissionais de marketing já estejam participando de programas de treinamento e obtendo certificações por meio de cursos para conquistar uma vantagem no mercado de trabalho hipercompetitivo de hoje, os recrutadores devem garantir que as prioridades de contratação e aprimoramento estejam alinhadas às necessidades estratégicas de inovação da empresa.”

Para superar essas barreiras, o Gartner recomenda que os líderes da área de marketing responsáveis ​​por fazer a gestão da inovação reflitam sobre os três pontos abaixo:

1 – Combater a cultura resistente ao risco

É possível lutar contra a resistência ao risco usando a abordagem “rastejar, andar, correr”. Isso significa o seguinte: na fase “rastejar”, deve-se pedir ideias a usuários ou clientes, fazer parcerias com provedores de serviços de tecnologia externos e criar um argumento comercial para a inovação. Isso dará impulso e ajudará a construir a base necessária para se formar, com sucesso, ritmo e maturidade, as fases de “andar” e “correr”.

2 – Concentrar-se em três formas de mensurar os resultados

É possível superar os obstáculos de mensuração de resultados medindo três áreas: cultura de inovação (por exemplo, pesquisas de pulso e participação de funcionários), processo de inovação (por exemplo, agilidade e eficiência) e resultados de inovação (por exemplo, número de protótipos e pilotos). O conselho é sempre separar as métricas de cultura e processo das próprias inovações. Quando possível, a recomendação é usar medidas comerciais regulares para quantificar os resultados da inovação.

3 – Capacitação de alto nível

A sugestão é aprimorar ativamente a equipe, priorizando as habilidades de inovação em novos profissionais recrutados. Os membros da equipe devem ter oportunidades para desenvolver habilidades específicas de inovação e liderança, criando uma cultura para o futuro e a expectativa de desenvolvimento profissional contínuo.

Fonte: Global Trends



Artigos Relacionados

5 TENDÊNCIAS DO E-COMMERCE PARA 2021

A pandemia mudou definitivamente a maneira como as pessoas fazem compras. De acordo com uma pesquisa recente da Comscore, o tempo gasto no varejo é maior em aparelhos móveis, que contam hoje com mais de 72 […]

DEZ DICAS PARA CORTAR GASTOS E ORGANIZAR A VIDA FINANCEIRA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

A pandemia do novo coronavírus está exigindo uma série de mudanças de atitude de todos nós. Para quem está de quarentena ou em home office, o isolamento social pode ser uma oportunidade para rever seu orçamento e tentar melhorar sua saúde financeira. Confira 10 dicas para organizar o orçamento e começar a planejar o seu futuro com segurança. […]

NOVO REFIS: SENADO PROPÕE DESCONTOS PARA EMPRESAS QUITAREM DÍVIDAS.

Um projeto do Senado estabelece um novo Refis, programa que dá descontos e condições vantajosas para as empresas pagarem suas dívidas tributárias. A medida foi proposta pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e deve entrar em pauta em 15 […]