AS PRINCIPAIS BARREIRAS PARA INOVAÇÃO NA ÁREA DE MARKETING

AS PRINCIPAIS BARREIRAS PARA INOVAÇÃO NA ÁREA DE MARKETING

Ainda existem desafios significativos para a execução eficaz da inovação na área de marketing, de acordo com a consultoria global Gartner. O relatório Gartner Brand Strategy and Innovation Survey 2019, que ouviu 393 profissionais da área nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido:

Principais barreiras à inovação no marketing:

Empresa resistente ao risco (46%)

Incapacidade de medir o impacto da inovação (41%)

Recursos humanos com as competências necessárias limitado (41%)

Tecnologia limitada para apoiar a inovação (38%)

Falta de orçamento (37%)

Falta de cultura de inovação (32%)

Estratégia da liderança insuficiente (29%)


“A natureza da verdadeira inovação é a novidade, e isso tira as pessoas da sua zona de conforto. Embora os executivos seniores exijam inovação, eles relutam em avançar quando chega a hora de agir”.
Elizabeth Shaw, diretora do Gartner for Marketers Practice


Outro ponto importante é a mensuração de resultados, pois é um desafio avaliar as iniciativas de inovação sem saber ao certo qual é o sucesso dessas ações. Medir o impacto, no entanto, é necessário, caso contrário os esforços em inovar podem ser considerados sem valor pela organização.

Segundo o Gartner, os profissionais de marketing que gerenciam a inovação devem saber se comunicar de forma inteligente com os principais stakeholders, para assim gerenciar as expectativas em torno dos programas e seus resultados.

Muitos líderes de marketing também relataram dificuldade em encontrar o talento certo. Embora cargos como “diretor de inovação” estejam em alta, assim como os laboratórios destinados à inovação corporativa, muitos profissionais de marketing ainda estão trabalhando para se aprimorar nessas funções.

“Impulsionar a inovação requer uma profundidade e amplitude de habilidades além das que existem hoje em muitas organizações”, diz Elizabeth. “Ainda que muitos profissionais de marketing já estejam participando de programas de treinamento e obtendo certificações por meio de cursos para conquistar uma vantagem no mercado de trabalho hipercompetitivo de hoje, os recrutadores devem garantir que as prioridades de contratação e aprimoramento estejam alinhadas às necessidades estratégicas de inovação da empresa.”

Para superar essas barreiras, o Gartner recomenda que os líderes da área de marketing responsáveis ​​por fazer a gestão da inovação reflitam sobre os três pontos abaixo:

1 – Combater a cultura resistente ao risco

É possível lutar contra a resistência ao risco usando a abordagem “rastejar, andar, correr”. Isso significa o seguinte: na fase “rastejar”, deve-se pedir ideias a usuários ou clientes, fazer parcerias com provedores de serviços de tecnologia externos e criar um argumento comercial para a inovação. Isso dará impulso e ajudará a construir a base necessária para se formar, com sucesso, ritmo e maturidade, as fases de “andar” e “correr”.

2 – Concentrar-se em três formas de mensurar os resultados

É possível superar os obstáculos de mensuração de resultados medindo três áreas: cultura de inovação (por exemplo, pesquisas de pulso e participação de funcionários), processo de inovação (por exemplo, agilidade e eficiência) e resultados de inovação (por exemplo, número de protótipos e pilotos). O conselho é sempre separar as métricas de cultura e processo das próprias inovações. Quando possível, a recomendação é usar medidas comerciais regulares para quantificar os resultados da inovação.

3 – Capacitação de alto nível

A sugestão é aprimorar ativamente a equipe, priorizando as habilidades de inovação em novos profissionais recrutados. Os membros da equipe devem ter oportunidades para desenvolver habilidades específicas de inovação e liderança, criando uma cultura para o futuro e a expectativa de desenvolvimento profissional contínuo.

Fonte: Global Trends



Artigos Relacionados

O BOTICÁRIO APRESENTA PROJETO ‘PLANETA DE PLÁSTICO’.

O Boticário apresenta o Planeta de Plástico em realidade aumentada com o objetivo de promover reflexão na sociedade sobre o descarte irresponsável de resíduos. Em 2021, o Boticário sela seu compromisso: embalagens de cosméticos retornadas nas lojas da marca serão transformadas em espaços escolares sustentáveis. […]

POR QUE AS REDES ESTÃO CANCELANDO OS STORIES?

Este ano, duas redes sociais decidiram encerrar as suas próprias versões do Stories, formato de conteúdo efêmeros com duração de 24h popularizado pelo Instagram. O Twitter descontinuou o Fleets em julho deste ano e o LinkedIn dá fim aos seus Stories em 30 de setembro, quando a ferramenta completaria um ano. […]

MERCADO DE PODCASTS EVOLUI E FOMENTA NOVOS NEGÓCIOS

Embora o formato não seja exatamente novo no País, uma conjunção de fatores, que eclodiram sobretudo nos últimos dois anos, faz com que o brasileiro ouça podcast como nunca. Entre as válvulas propulsoras dessa guinada mais recente estão o maior investimento das plataformas de streaming […]