2015: um ano de muito trabalho em prol das agências

2015: um ano de muito trabalho em prol das agências

O ano de 2015 consolidou ainda mais a atuação do Sinapro-MG junto ao mercado publicitário mineiro. Para isso, a entidade executou uma série de ações para o desenvolvimento das agências de propaganda. Como parte importante desses esforços, houve a criação do Centro de Excelência em Propaganda (CEP), que visa contribuir para o aprimoramento dos profissionais do segmento. Dentro do CEP, duas importantes parcerias foram firmadas: com o Sebrae-MG, para desenvolvimento de um grupo de agências associadas que depois funcionarão como multiplicadoras de novas formas de gestão; e com a ESPM e FUMEC, para o oferecimento de cursos de curta duração para desenvolvimento profissional.

Vários eventos foram realizados para fortalecer a atividade profissional. Em sua quarta edição, o Prêmio Minas de Comunicação – Criatividade também foi um ponto alto no mercado mineiro em 2015. Realizado pelo Sinapro-MG no Cine Theatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte, o evento reuniu cerca de 300 pessoas, entre diretores e demais profissionais das agências de propaganda, além de veículos, fornecedores, políticos, anunciantes e entidades. Além disso, o Sinapro-MG passou a co-realizar o Prêmio OCTO, idealizado pelo Jornal Minas Marca.

O Sinapro-MG também realizou no mês de novembro, em parceria com a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), o evento Design Thinking Propaganda. No encontro, líderes do segmento se reuniram para repensar o modelo de atuação de agências, utilizando os princípios do Design Thinking, processo de pensamento crítico e criativo para encontrar desafios, oportunidades e melhorar a tomada de decisões.

Para 2016, o sindicato tem como meta concluir as reformas na sede, que incluem a criação de uma sala de reunião para o CEP, que poderá ser utilizada pelas agências associadas, principalmente as do interior, quando tiverem compromissos em Belo Horizonte. Outro projeto será a realização das Olimpíadas da Comunicação, que promoverá competições esportivas entre os profissionais do setor.

O presidente do Sinapro-MG, André Lacerda, acredita que este ano trará muitas oportunidades para as agências. “Em momentos de instabilidade econômica, como a que vivemos atualmente no Brasil, os profissionais precisam se empenhar na busca de novos mercados e clientes. Na minha opinião, o mercado mineiro está bastante sintonizado com essa necessidade. O sindicato seguirá dando apoio e promovendo ações para o desenvolvimento do mercado”, comentou.

André Lacerda


Artigos Relacionados

COMO O MARKETING DIGITAL CRIOU A “NOVA PERSONA”

Uma das mudanças que o marketing digital trouxe para o mercado é o que chamo de “nova persona”. Antes, a persona era um personagem fictício baseado em […]

Estudo mostra redução de investimentos em publicidade tradicional e aumento em digital

Segundo dados da pesquisa da Emplifi, conduzida pela Forrester Consulting, o setor representa a menor porcentagem de cortes orçamentários […]

RECEITA DE PUBLICIDADE GLOBAL BATERÁ RECORDE EM 2021

Após um ano conturbado, o Ad Age Marketing Fact Pack 2021, guia anual do Advertising Age para profissionais de marketing, mídia e agências, prevê que a receita de publicidade global baterá recorde em 2021 […]