ABA DIVULGA GUIA EM QUE DEFENDE UMA PUBLICIDADE MAIS LIVRE.

ABA DIVULGA GUIA EM QUE DEFENDE UMA PUBLICIDADE MAIS LIVRE.

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) lançou na última terça (23/11), seu “Guia de Melhores Práticas ao Mercado Publicitário”, em que relaciona o que a entidade considera que seriam os princípios a nortear o relacionamento entre as empresas anunciantes com as agências e os veículos de comunicação.

Tanto no subtítulo “Por uma Publicidade Livre, Pujante, Transparente, Ética e Responsável”, a ABA deixa claro que não aceita mais as regulações definidas por entidades como o Comitê Executivo das Normas-Padrão (Cenp), do qual ela se desligou no início este ano. A “livre negociação” é o primeiro dos princípios listados pelo Guia, seguido pelo que defende a “não obrigatoriedade de certificações”, que levam a determinações de que veículos só possam dar descontos a agências cadastradas no já citado Cenp.

Por outro lado, a associação dos anunciantes, que tem Sandra Martinelli como presidente executiva e Nelcina Tropardi como presidente (foto), admite, no documento, que o BV é, sim, parte da remuneração das agências. E cita que “parece altamente recomendável a existência de um esforço conjunto dos anunciantes, agências e veículos para tornar o pagamento do BV bastante transparente entre as partes, uma vez que ele compõe a remuneração das agências e a transparência deve ser um norte inegociável para todos os agentes da cadeia”.

O lançamento do Guia de Melhores Práticas ao Mercado Publicitário aconteceu durante o ABA’s Day, dia promovido pela entidade para encerrar seu ano de atividades, coincidindo com a inauguração da nova sede própria.

Diz a associação que a produção do Guia envolveu centenas de convites, mais de 40 horas de trabalho voluntário e debates das mais de 80 lideranças do mercado, membros do Movimento pelas Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro. Participam deste grupo 30 anunciantes, públicos e privados; 15 agências e grupos de comunicação, 15 veículos e plataformas e 10 entidades do mercado. Vejam as lideranças dos grupos de trabalho:

  • Livre negociação e estruturas de negócios: Denis Onishi, ex-presidente do Comitê de Mídia da ABA, e com suplência da Sheila Vieira, do Grupo Boticário e Presidente do Comitê de Sourcing da ABA.
  • Compra e entrega de mídia: Liderado por Marco Frade, da Diageo e Presidente do Comitê de Mídia da ABA, e tem Flavia Molina, da Domino’s Pizza e Diretora da ABA, como suplente.
  • Métricas de mídia: Liderou o GT Ivan Rysovas, do GPA, que contou com Ana Carolina, do Banco do Brasil, como suplente.
  • Relacionamento entre agências e anunciantes: O GT é liderado por Frank Pflaumer, que tem como suplente Raquel Ogando, da BRF.

O documento pode ser baixado diretamente no site da ABA.

Fonte: Janela



Artigos Relacionados

IDOSOS ESTÃO UTILIZANDO CADA VEZ MAIS O COMÉRCIO ONLINE

Engana-se quem pensa que o comércio eletrônico ainda se restringe ao público jovem. A modalidade se mostra cada vez mais consolidada e, de acordo com pesquisa […]

PROPOSTA DE REVOGAÇÃO DA AUTORRETENÇÃO DO IRRF PELO CÓDIGO 8045

PROPOSTA DE REVOGAÇÃO DA AUTORRETENÇÃO DO IRRF PELO CÓDIGO 8045 […]

OS 7 LIVROS QUE TRANSFORMARAM UM ESTAGIÁRIO EM EMPREENDEDOR

Quase sempre que converso com outros empreendedores, em especial aqueles que estão começando, indico alguns livros para leitura. Não sei ao certo quantos seguem os conselhos e correm atrás do […]