POR QUE A TOTVS GASTOU QUASE R$ 2 BILHÕES NA COMPRA DA RD STATION.

POR-QUE-A-TOTVS-GASTOU-QUASE-R$-2-BILHOES-NA-COMPRA-DA-RD-STATION

Em um negócio de mais de 1,8 bilhão de reais, a Totvs venceu suas concorrentes e conseguiu adquirir o controle da operação da RD Station. Com a aquisição, anunciada nesta terça-feira (9), a companhia de tecnologia passa a ter um braço importante de apoio para a criação de programas e de estratégias de marketing para seus negócios. E isso pode significar um impulso necessário para empresa.

A quantia de 1,861 bilhão de reais, que pode ter sido inflacionada pelo suposto interesse da Locaweb no negócio, paga pelo controle total da startup pode ser considerada alta demais para uma empresa que previa receita líquida de apenas 206 milhões de reais para este ano. Em entrevista para a coluna Broadcast, do Estadão, Dennis Herszkowicz, presidente da Totvs, considerou o valor justo.

A expectativa de Herszkowicz, que planeja emitir dívida para financiar o negócio, é de que “a operação vai se pagar rapidamente com o potencial de crescimento da RD dentro da Totvs”. Para André Miceli, coordenador de programas de MBA voltados para marketing da Fundação Getulio Vargas (FGV), isso só vai acontecer se a Totvs entender o real potencial da RD como uma ferramenta para mudar seu negócio, que já não vive os mesmos anos dourados. “A RD pode não ser uma gigante, mas é uma empresa que tem uma taxa de crescimento muito significativa (46% ao ano)”, diz Miceli sobre a startup que já tem mais de 2 mil clientes. Inicialmente, ao que informa a Totvs, a estratégia é criar um pilar de desempenho de negócios.

O foco deverá ser em pequenas e médias empresas, público-alvo das operações da RD Station desde que a startup foi fundada, em 2011. “A RD já tem uma base de dados valiosa em relação a este mercado. A questão é entender como essas informações serão utilizadas”, diz Miceli.

Para evitar que a RD Station vire um corpo estranho no negócio da Totvs, os fundadores Eric Santos, Guilherme Lopes, Bruno Ghisi, André Siqueira e Pedro Bachiega irão continuar no negócio para, nas palavras de Herszkowicz, “consolidar um ecossistema B2B” entre duas líderes do mercado.

Havia ainda em jogo a questão de mostrar força no mercado. Meses atrás, a Totvs perdeu uma concorrência e viu a Linx, que atua com tecnologias destinadas ao varejo, ser comprada pela Stone em um negócio de mais de 6,7 bilhões de reais. “A Totvs precisava mostrar ao mercado que vai conseguir acompanhar a onda de inovação”, diz Miceli. A compra da RD Station, por sua vez, foi a maior aquisição privada de uma empresa de tecnologia no mercado brasileiro.

A Totvs se consolidou como uma das principais companhias de ERP do Brasil, chegando até mesmo à liderança do setor que atua com a integração de sistemas de gestão para empresas. “Eles conseguiram se consolidar com uma empresa bem sucedida, principalmente durante a primeira onda de aquisições”, diz Miceli. Nas décadas passadas, a Totvs recebeu centenas de milhões de reais do BNDES para apoiar seu negócio.

O problema é que o amadurecimento do mercado e a chegada de rivais estrangeiras, como a SAP e Oracle, deixaram a disputa mais acirrada. Entre as clientes consideradas como empresas gigantes, a solução da SAP é a mais frequente segundo uma pesquisa feita pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP) em 2020.

Fonte: Exame



Artigos Relacionados

Dia 14/05, às 10h. Live SINAPRO-MG – Panorama Tributário Pós-COVID-19. Participe!

O SINAPRO-MG realiza dia 14/05, às 10h, a Live Panorama Tributário Pós-COVID-19. Não fique de fora!

A Live será mediada pelo presidente SINAPRO-MG, André Lacerda, e contará com os participantes:
Dr. Paulo Henrique de Mattos Studart, Advogado; e Dra. Claudia Alves Sol Galantini, Advogada/Contadora. Saiba mais […]

A BRASILEIRA SPEEDBIRD AERO QUER FAZER O DELIVERY POR DRONE DECOLAR

Motos, carros, vans, bicicletas patinetes, entregadores a pé, lockers e lojas que funcionam como mini-hubs de distribuição […]

5 TENDÊNCIAS EM PR PRA FICAR DE OLHO EM 2021

Com a covid-19, o trabalho de PR parece ter passado de “patinho feio” da Comunicação para a “galinha dos ovos de ouro” do mercado. A pandemia ressaltou a importância […]