O QUE LEVOU A RIACHUELO A INVESTIR EM PERSONAS DIGITAIS?

by José Adriano | 9 de novembro de 2021 11:42

imagem-1-O-QUE-LEVOU-A-RIACHUELO-A-INVESTIR-EM-PERSONAS-DIGITAIS[1]
Foto divulgação – Riachuelo

A inclusão de chatbots para facilitar o atendimento ao cliente e agilizar os processos já e algo comum entre as marcas. A Riachuelo, por exemplo, foi atraída pela inteligência artificial ao criar a Helô, em 2019, para realizar o primeiro atendimento aos consumidores e por direcioná-los aos canais necessários para solucionar seus problemas. Elio Silva, diretor executivo de canais e marketing da Riachuelo, explica que os bots têm uma capacidade muito grande em absorver as demandas e realizar os primeiros tratamentos, por isso são importantes para as marcas.

No entanto, para o executivo, a humanização do atendimento é algo fundamental para o sucesso de suas personas. Essa relação está se ampliando cada vez mais e saindo do âmbito de atendimento. Um bom exemplo disso é a Lu, da Magalu, que já fez participações em jogos de futebol[2] e até na Dança dos Famosos, no Domingão[3], além de campanhas para outras marcas[4].

E essa foi uma das preocupações da marca que decidiu trazer mais duas assistentes para Helô, que agora também ganhou rosto e personalidade. A chegada de Helen e Helena marcam a entrada das personagens como porta-vozes da marca. São personas com características próprias e que abrirão suas casas e seus guarda-roupas para que o público se identifique com elas. “As três estão começando a carreira conosco agora, e a carreira delas se desenvolverá à medida que o público interagir com elas”, avalia Elio.

As personas digitais da Riachuelo já apresentaram a nova coleção de verão da varejista, ao lado da atriz, apresentadora e influenciadora Giovanna Ewbank. Cada uma com a sua personalidade, as robôs podem ajudar a direcionar os diferentes tipos de clientes. A Helen chega como uma expert em lifestyle, trazendo dicas de decoração e arquitetura, enquanto a Helena é engajada com a sustentabilidade associada a um jeito diferente de consumo.

Elio explica que as personas, desenvolvidas pela área de criação da rede, foram concebidas com base em uma pesquisa que ouviu clientes e colaboradores, e por isso se tornam eficientes no que se trata de relacionamento com o cliente. “Temos uma preocupação de entender os desejos dos clientes, sem abrir mão do relacionamento humano”, finaliza o diretor.

Fonte: Meio e Mensagem

Endnotes:
  1. [Image]: https://www.sinapromg.com.br/wp-content/uploads/2021/11/imagem-1-O-QUE-LEVOU-A-RIACHUELO-A-INVESTIR-EM-PERSONAS-DIGITAIS.jpg
  2. Lu, da Magalu, que já fez participações em jogos de futebol: https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2021/04/16/lu-faz-freela-de-comentarista-de-futebol-no-tik-tok.html
  3. Dança dos Famosos, no Domingão: https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2021/07/16/lu-do-magalu-participa-da-super-danca-dos-famosos.html
  4. campanhas para outras marcas: https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2020/12/03/lu-do-magalu-estrela-campanha-em-collab-de-adidas-e-farm.html

Source URL: https://www.sinapromg.com.br/o-que-levou-a-riachuelo-a-investir-em-personas-digitais/