MESMO COM PANDEMIA, 47% DAS EMPRESAS NÃO INVESTIRAM EM SAÚDE MENTAL

IMAGEM-MESMO-COM-PANDEMIA-47-DAS-EMPRESAS-NAO-INVESTIRAM-EM-SAUDE-MENTAL-2
Saúde Mental:Problemas de insônia e ansiedade foram os mais relatados pelos profissionais ouvidos, com 33% de ocorrência dos dois casos (Westend61/Getty Images)

Um em cada quatro brasileiros sente que a empresa em que trabalha não está procupada com a saúde mental do funcionário. Uma pesquisa realizada pela empresa Vittude mostra que isso não é só uma impressão dos funcionários. Desde o início da pandemia, 47% das empresas não tomaram nenhuma iniciativa para melhorar a saúde mental dos funcionários.

Entre as que tomaram alguma iniciativa, apenas 11% das empresas oferecem terapia pelo plano de saúde e 18% tem alguma equipe de saúde psicológica no local.

Problemas de insônia e ansiedade foram os mais relatados pelos profissionais ouvidos, com 33% de ocorrência dos dois casos. Desde o início da pandemia, o debate sobre os impactos do isolamento social sobre a saúde mental tem ganhado força. Outra pesquisa divulgada em setembro mostra que 37% das empresas registraram aumento de doenças psiquiátricas.

Quase metade dos entrevistados afirma que deixou de fazer aquilo que lhes dava prazer, como atividades físicas ou de lazer. Para 33%, houve sobrecarregamento com o acúmulo de funções e 24% tiveram dificuldade de manter a rotina da casa funcionando. Entre as fontes de sentimentos ruins apontadas pelos brasileiros estavam as notícias e as redes sociais. 42% dos entrevistados acredita que as redes sociais contribuem diretamente para quadros de ansiedade.

Antes da pandemia, dados da Organização Mundial da Saúde já apontavam o Brasil como o que tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno.

Apesar do aumento dos sintomas relacionados à ansiedade e depressão, 62% das pessoas afirma que passaram a entender mais a importância de cuidar da saúde mental durante este período.

Fonte: Exame



Artigos Relacionados

O aprimoramento profissional como uma prioridade

Com foco no aperfeiçoamento técnico e gerencial das agências de propaganda filiadas, o Sinapro-MG está planejando para 2016 novas ações

AMAZON COMEU POEIRA DE MAGALU E VIA VAREJO NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA

O coronavírus não fez pela Amazon no Brasil o mesmo que fez pela gigante nos Estados Unidos. Na Nasdaq, o valor da empresa […]

CAMPANHA PUBLICITÁRIA, “AGÊNCIA NÃO É TUDO IGUAL”.

Você está convidado a participar, no dia 11 de fevereiro às 11h30, da apresentação das peças e cronograma das ações. Faça sua inscrição clicando aqui. Dirigentes nacionais e mineiros da publicidade já confirmaram […]