Guia tenta ajudar marcas a praticar a inclusão para além do discurso – Por Estadão.

imagem-guia-tenta-ajudar-marcas-a-praticar-a-inclus-o-para-alem-do-discurso-economia-estad-o-1478191955628773376
Foto: divulgação.

Movimento quer maior presença de pessoas com deficiência na comunicação.

Movimento Web Para Todos (MWPT) decidiu lançar em 2022 um “guia prático” de acessibilidade digital para tornar as marcas e as campanhas mais diversas e inclusivas. Existem várias estatísticas sobre o total de pessoas com deficiência no Brasil – uma delas, colocava esse total no País em 17 milhões. Os dados, divulgados em 2021, são referentes ao ano de 2019. Pessoas com deficiência ganham ajuda de startup para entrar no mercado de trabalho O “Guia de Acessibilidade Digital para Marcas Diversas e Inclusivas” traz uma lista de sugestões para viabilizar as campanhas tradicionais e online, dicas de ferramentas de inclusão, questões sobre legislação, neurodiversidade e jornada de acessibilidade. Além disso, convida as marcas a repensar se seus sites e plataformas conseguem atingir a todos. 

Segundo a idealizadora do MWPT, Simone Freire, o guia de práticas  surgiu em um evento em parceria com a gigante de tecnologia Google. No encontro online, um grupo de especialistas discutiu as melhores formas de adaptar os conteúdos e os formatos para conseguir dialogar com um número de pessoas através da acessibilidade digital.   headtopics.com

“Cada vez mais clientes exigem que as agências de publicidade façam ações inclusivas”, afirma Simone. “Queremos aproveitar esse momento de preocupação para levantar as questões de inclusão das pessoas com deficiência no mundo digital.” 

Além do discurso, de acordo com a idealizadora, os principais erros cometidos pelas empresas são: deixar para pensar a acessibilidade apenas no fim da produção, não separar uma fatia do orçamento para adequar conteúdos e a falta de representatividade. “As pessoas vão ter de ser personagens dessas campanhas também, para que outras pessoas queiram consumir aquela marca”, enfatiza. 

Para Troiano Branding, mesmo com o avanço da pauta de diversidade, questões sobre inclusão ainda são pouco abordadas, seja utilizando atores e atrizes PCD – pessoa com deficiência – ou tornando os conteúdos acessíveis a elas.

Ela ressalta que os negócios precisam ser verdadeiros, sem querer surfar na pauta de inclusão. “Na maioria das vezes, quem cria a propaganda não faz parte do grupo da diversidade, com isso é comum acabarem assumindo estereótipos preconceituosos sobre as pessoas com deficiência”, diz.  headtopics.com

Os interessados no guia do Movimento Web Para Todos podem acessar o site da entidade e se cadastrar para receber gratuitamente o manual a ser lançado este mês. 

Consulte Mais informação: Estadão »

Fonte: headtopics



Artigos Relacionados

MAIS COM MENOS: COMO ADAPTAR PEQUENAS CASAS PARA O CONFINAMENTO

As dificuldades de se isolar e trabalhar em casa durante o confinamento são maiores por aqueles vivendo em pequenos apartamentos ou espaços pequenos. É o caso de em cidades densamente povoadas como Nova York e Londres – e é uma realidade cotidiana em lugares como Hong Kong e Tóquio, onde ter espaço é um luxo e tanto. Nos últimos anos, as escolas de design de interiores […]

AGÊNCIAS BUSCAM MÃO DE OBRA VOLTADA À TECNOLOGIA

Agências de publicidade estão procurando e contratando engenheiros, estatísticos, matemáticos e programadores. Os funcionários ligados à área tecnológica já […]

LINKEDIN E MICROSOFT DISPONIBILIZAM QUASE 96 CURSOS GRATUITOS.

O LinkedIn Learning, plataforma de cursos online do LinkedIn, se juntou à gigante de tecnologia Microsoft para disponibilizar diversas trilhas de conhecimento, em português, gratuitamente. A iniciativa é limitada: os cursos só poderão ser […]