DESAFIO DA INOVAÇÃO GNI 2021: CONHEÇA OS PROJETOS SELECIONADOS NA AMÉRICA LATINA.

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Após o anúncio da segunda edição do Desafio da Inovação da Google News Initiative na América Latina, em março deste ano, mais de 300 organizações jornalísticas de toda a região enviaram suas inscrições. Na semana passada, o Google anunciou os projetos inovadores que receberão apoio por meio de um fundo de US$ 2 milhões.

Com esta iniciativa, iniciada em 2019, o Google busca dar apoio ao desenvolvimento de novos produtos de notícias e modelos de negócio, de modo a promover um ecossistema mais sustentável, diverso e, claro, inovador ao jornalismo. 

O Desafio da Inovação da GNI para América Latina nos permitiu conhecer iniciativas com o potencial de impactar a realidade da produção e do consumo de notícias em seus países, por meio da tecnologia. Para nós, anunciar os projetos selecionados representa também uma oportunidade de dar visibilidade a iniciativas locais que podem inspirar organizações jornalísticas de toda a região.

Os projetos passaram por um rigoroso processo de revisão e entrevistas, até serem escolhidos por um júri composto por Googlers e especialistas da indústria. Foram selecionados projetos de organizações de 9 países da América Latina com base nos seguintes critérios: impacto, inovação, viabilidade, inspiração e diversidade. 

Em comum entre as iniciativas selecionadas, uma vontade de promover mudanças, seja internamente em seu próprio negócio, seja buscando gerar um impacto positivo dentro das suas comunidades. Tudo isso por meio do uso de tecnologias inovadoras que promovem automação de processos e verificação de informações, visualização de dados e novas maneiras de interação com o público.

Ao todo, foram selecionados 21 projetos na América Latina, sendo oito do Brasil, cinco da Argentina, dois do Peru, um da Bolívia, um da Colômbia, um da Costa Rica, um da Guatemala, um do México e um de El Salvador.

Saiba mais sobre os projetos brasileiros abaixo (veja a lista completa). 

Associação Fiquem Sabendo: A Agenda Transparente é uma plataforma de transparência voltada a auxiliar o trabalho de jornalistas por meio do monitoramento em tempo real das agendas das autoridades e agentes públicos brasileiros, a partir de informações hoje disponibilizadas de modo disperso e não padronizado na internet. 

Folha de S.Paulo: O Voz Delas é uma ferramenta de monitoramento que vai apontar aos jornalistas em tempo real a representatividade de mulheres nos diversos conteúdos em produção do jornal. Por meio de aprendizado de máquina e inteligência artificial, os jornalistas receberão sugestões de mulheres especialistas que poderiam ser entrevistadas para cada tema.

Estado de Minas: Baseada em IA, a Scoop é uma plataforma voltada à identificação de pautas e tendências de assuntos por meio do monitoramento de redes sociais, gerando alertas personalizados para jornalistas na redação. A solução pode ser ajustada por editoria ou tema de interesse. 

AppCívico: O Facts-NFT cria um novo modelo de negócios para o jornalismo, convertendo conteúdos jornalísticos históricos em produtos digitais exclusivos, NFTs (non-fungible token) que poderão ser comprados, colecionados e revendidos. 

Rede Gazeta: Com o intuito de auxiliar veículos pequenos e médios em seus processos de digitalização, o Gazeta SDK é um pacote de soluções digitais voltadas à otimização da produção, edição e gerenciamento móvel de conteúdo multimídia.

Revista AzMina: O Amplifica é uma ferramenta que visa facilitar a participação da comunidade com os sites de notícias, usando ferramentas de monitoramento de redes sociais para organizar um fluxo orgânico de conteúdo e, assim, aproximar as pessoas e enriquecer discussões importantes.

Marco Zero Conteúdo: em colaboração com outros nove sites jornalísticos do Nordeste brasileiro e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o projeto cria uma ferramenta para diagnosticar problemas de acessibilidade em sites jornalísticos e identificar conteúdos de qualidade, acessíveis e inclusivos.

Projeto #Colabora: o Diário do Clima é um projeto colaborativo que vai monitorar Diários Oficiais de municípios brasileiros e, por meio de aprendizado de máquina, extrair informações de atos públicos referentes a temas ambientais e disponibilizar de modo organizado para jornalistas, empresas e ONGs.

Celebramos hoje os vencedores desta edição do Desafio da Inovação GNI na América Latina 2021 e também as organizações jornalísticas da região que continuam inovando e colaborando em busca de um ecossistema de notícias mais forte e sustentável.


Iniciativas do GNI

Desde a sua criação no Brasil, em 2018, o Google News Initiative tem desenvolvido diversos programas que têm como objetivo o apoio à produção de conteúdos jornalísticos no país. Alguns exemplos de iniciativas são o programa de aceleração de startups jornalísticas, o projeto de educação midiática, em parceria com o Instituto Palavra Aberta, e o programa de crescimento digital, destinado a empresas de mídia.

Fonte: Google News Initiative



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