COM NOVA IDENTIDADE VISUAL, UOL CELEBRA 25 ANOS DE OLHO NO VÍDEO COMO FUTURO.

by Sinapro-MG | 3 de maio de 2021 17:02

Se você é da “velha guarda” da internet, talvez se lembre dos primeiros anos do portal UOL, lançado em abril de 1996 como Universo Online.

Após 25 anos desde seu lançamento, o portal apresentou seu novo logotipo, adotando uma versão flat e abandonando de vez o 3D do logotipo anterior.

imagem-1---COM-NOVA-IDENTIDADE-VISUAL,-UOL-CELEBRA-25-ANOS-DE-OLHO-NO-VÍDEO-COMO-FUTURO

Além da alteração no símbolo, a tipografia também passou por uma atualização, perdendo os cantos arredondados e adotando letras minúsculas. O novo logotipo manteve o kerning (espaçamento entre caracteres) utilizado desde 2014, quando o logotipo foi atualizado pela última vez. O UOL também ganhou uma nova tagline: “seu universo online”.

A proposta da marca é estar em alinhamento com a nova etapa e o momento em que a empresa está, se reinventando com novos conteúdos como podcasts, programas em vídeo, documentário e produtos e serviços digitais. A empresa também tem crescido e batido recordes de audiência por conta dos efeitos da quarentena causados pelo vírus da covid-19, tendo recebido a maior receita dos últimos tempos em 2020. “A internet cresce rápido e exige dos portais respostas à altura. A nova home atualiza o projeto gráfico de 2011 com ênfase na valorização e organização das manchetes e fotos”, afirma Rodrigo Flores, diretor de Conteúdo do UOL.

Além de seus canais oficiais, atualmente a marca também conta com mais de 300 sites parceiros e 100 blogs de colunistas e analistas sobre os mais variados assuntos. A nova homepage do UOL também apresenta novidades nos espaços publicitários. O primeiro deles é a nova solução para a barra de ofertas, que passa a ter textos e imagens maiores. “A mudança vem atender a uma demanda dos nossos anunciantes, que verificam melhores resultados quando podem mostrar os detalhes dos produtos”, diz Enor Paiano, diretor de publicidade. Outra novidade é a estreia do formato 300×600.

Confira o vídeo que apresenta essa mudança:

link: https://youtu.be/5ht1fGkALCI[1]

O futuro está no vídeo

O novo logo não é a única novidade para a empresa. Em meio ao cenário de crescimento rápido, com direito a um último ano de recorde histórico para a receita de publicidade, o UOL também está aumentando o seu investimento na área de vídeo com o lançamento do Canal UOL, que pretende criar até 2 mil horas em vídeo de conteúdo jornalístico, esportivo e de entretenimento com preferência pelo ao vivo – de acordo com a empresa, cerca de 75% deste volume será feito em tempo real.

Previsto para entrar no ar em maio, o canal é descrito por Samia como uma “grade de programação diárias de conteúdo ao vivo”, com 6 a 8 horas de programas sendo exibidos diariamente. Entre as produções já confirmadas na agenda, há os projetos que já estão em andamento nos canais oficiais da companhia, incluindo aí programas de auditório como o “OtaLab” com Otaviano Costa e os vindouros “Brasil com Zeca”, com Zeca Camargo – ambos produzidos pela MOV, a produtora de conteúdo em vídeo da empresa.

Samia descreve o projeto com a estrutura tradicional de um canal de televisão dentro do streaming, com direito a conteúdos que vão de entrevistas e notícias a conteúdo esportivos, além de âncoras especializados – principal noticiário da grade, o “UOL News” já tem confirmado como apresentadores os jornalistas Fabíola Cidral e Diego Sarza. “A gente pode amplificar a distribuição destes conteúdos dentro de nossas notícias e matérias, o conteúdo ao vivo depois vai estar disponível no on demand, tanto nas páginas do UOL quanto no UOL Play” diz o executivo.

O UOL Play é uma das principais apostas da companhia para o futuro, vale acrescentar. O serviço de streaming terá a programação do Canal UOL como parte do catálogo, que também terá reforçada a biblioteca de filmes e séries licenciados com os podcasts produzidos pela empresa e a transmissão de eventos esportivos – e Samia confirma que os playoffs da NBA como os primeiros conteúdos do tipo na plataforma. “A nossa visão de futuro é que todo esse conteúdo em vídeo esteja disponível dentro do UOL Play.” diz ao B9; “A proposta da plataforma desde o início é ser um hub de conteúdo em vídeo, e a gente percebeu que ele pode ser até mais, que ele pode ser por exemplo um hub de conteúdo em áudio”.

Apesar de todo o foco na expansão do vídeo e da programação ao vivo, Samia garante que os conteúdos em texto dos sites e do portal do UOL continuam parte crucial da empresa – e não por acaso. Com um 2020 de alta na audiência graças à cobertura editorial da pandemia, o UOL fechou o ano registrando 114 milhões de visitantes únicos por mês, um número que garante quase 94% da internet brasileira hoje.

“A gente vai continuar produzindo conteúdo em texto da mesma forma que produzimos nos últimos 25 anos, a gente ainda é referência no assunto e ainda é um formato importante para o consumo de notícias.” afirma Samia; “O que a gente tem feito é ampliar a produção de formatos de conteúdos novos pra gente poder atingir o consumidor do conteúdo, quer seja notícia, quer seja entretenimento, nos diversos momentos de sua jornada ao longo do dia e ao longo de qualquer momento que ele esteja apto a consumir conteúdo. O conteúdo em texto é muito importante em alguns momentos, aquele momento que você não pode assistir a um vídeo ou aquele momento que você está dirigindo. Ele vai continuar da mesma forma que está, é o nosso fundamento, é a nossa origem”.

Fonte: B9 + Designe

Endnotes:
  1. https://youtu.be/5ht1fGkALCI: https://youtu.be/5ht1fGkALCI

Source URL: https://www.sinapromg.com.br/com-nova-identidade-visual-uol-celebra-25-anos-de-olho-no-video-como-futuro/