CINCO DOCUMENTÁRIOS PARA NOVOS EMPREENDEDORES.

by Sinapro-MG | 9 de julho de 2021 12:37

imagem-1-CINCO-DOCUMENTÁRIOS-PARA-NOVOS-EMPREENDEDORES

Novos empreendedores: o que quem está entrando no mercado do empreendedorismo precisa saber? Neste conteúdo, falaremos da importância da busca do conhecimento e citamos cinco documentários que todo novo empreendedor precisa conhecer. 

Empreendedores e a busca por conhecimento

Empreender, seja por necessidade ou por oportunidade, exige um certo conhecimento, não somente em nível técnico da área, como também comportamental, de gestão, finanças, etc.  Nesse contexto, não são poucos os empreendedores que buscam ter, pelo menos, uma especialização caseira sobre esses assuntos relacionados ao seu negócio.

Com o isolamento social causado pela pandemia, que fez uma parcela da população passa mais tempo em casa, a busca por cursos on-line em plataformas gratuitas e pagas cresceu bastante. Além disso, devido ao momento inesperado, muitos viram a necessidade de dominar outras skills, sendo a busca por conhecimento como uma das reações à crise. 

Entretanto, uma das formas de buscar conhecimento é através de cases reais. Nesse sentido, documentários e filmes que tratam a realidade acabam levando importantes lições a todos. 

5 documentários para novos empreendedores

Conheça agora cinco documentários indicados para quem está entrando no mundo do empreendedorismo.

1 – BRENÉ BROWN: O PODER DA CORAGEM 

Já ouviu a expressão “sair da zona de conforto?” Ela está exemplificada, de uma maneira bem objetiva e concreta, no documentário Brené Brown: o poder da coragem, lançado em 2019. Nele, a pesquisadora Brené Brown fala justamente como trocar a zona de conforto, criar coragem e fazer algo diferente. Ela também já apresentou uma das palestras mais assistidas do TED Talks no mundo, com mais de 40 milhões de visualizações, cujo assunto era o poder da vulnerabilidade. Durante o documentário, Brené levanta a reflexão sobre o nosso propósito no mundo e os desafios da nossa existência. A pesquisadora também aborda o fato de que para ter coragem é preciso se permitir estar em situações de vulnerabilidade. 

Disponível na Netflix, o documentário é indicado para empreendedores [1]que estão em busca de inspiração para fazer algo novo. 

2 – COMO O CÉREBRO CRIA 

O que os guarda-chuvas e os quadros de Picasso têm em comum?

No documentário Como o Cérebro Cria, do neurocientista David Eagleman e do compositor Anthony Brandt, você irá descobrir as semelhanças dessas criações em relação à criatividade.

Trata-se de um verdadeiro mergulho sobre como funciona a criatividade. O documentário é resultado de um livro, escrito a partir de estudos de 20 anos sobre como o cérebro humano desenvolve a criatividade, nas mais variadas áreas. Da ciência às artes, David mostra como a criatividade está presente em vários campos e como estimulá-la ajuda formar pessoas mais empáticas. Além disso, o documentário levanta uma questão um tanto polêmica sobre a originalidade: ser criativo não se trata de criar algo do zero e sim de ressignificar coisas simples do dia a dia. 

Disponível na Netflix, Como o Cérebro Cria também aborda a questão do fracasso como algo que deve ser visto como oportunidade de melhoria e aprendizado e não de derrota. 

3 – INSIDE: LEGO 

Em Inside: Lego, veja como a empresa de um dos brinquedos mais tradicionais e famosos do mundo enfrentou e venceu uma terrível crise, lá nos anos 2000. Na época, a Lego estava sem dinheiro, sem identidade e, o pior de tudo, cheia de dívidas e sobrecarregada.

Disponível na Amazon Prime, o documentário explica como o CEO da Lego, Jørgen Vig Knudstor, conseguiu reposicionar a marca no mercado, sem prejudicar o legado dessa grande empresa dinamarquesa. Inside: Lego foi lançado em 2014 e mostra todos os bastidores de uma rica história de superação. Hoje, a Lego é uma das empresas que mais cresce no mundo e deve isso a estratégia implementada por Knudstor.

Trata-se de um conteúdo bastante interessante, indicado para quem procura inspiração para não desistir na hora de problemas delicados. 

4 – TED TALKS: LIFE HACKS

Sabe aquela cereja do bolo que ninguém ensina? No mundo dos negócios, cada empreendedor tem seus segredos e, no TED Talks: Life Hacks, você encontrará várias dicas e truques para revolucionar o seu negócio e, também, a sua vida.

Dicas de linguagem corporal a como melhorar a produtividade: veja tudo isso com embasamento científico. Afinal, o documentário conta com vários especialistas no assunto, como a psicóloga Amy Cuddy, com formação em Harvard, e o especialista em psicologia Shawn Anchor.

Ao todo, são nove palestras que abrangem vários fatores que podem afetar a sua vida pessoal e também profissional. Disponível gratuitamente no YouTube, cada palestra não chega aos 30 minutos de duração.

5 – VAI QUE DÁ: A CARA DAS STARTUPS BRASILEIRAS

Disponível no Youtube, esta série é composta por seis web documentários e mostra como sete empreendedores brasileiros inovaram e revolucionaram em suas áreas de atuação. Junto com isso, você também entenderá um pouco da realidade do empreendedorismo no país. O conteúdo da série é inspirador e conta como os empreendedores dedicaram energia no desenvolvimento de suas startups em razão dos seus propósitos e valores. 

O documentário é produzido pela Endeavor, aceleradora e apoiadora do empreendedorismo de alto impacto no Brasil. Além disso, contou com o patrocínio e o apoio de duas grandes empresas: a Locaweb e a Visa.

A vida do empreendedor não é fácil. Muitas vezes, ele é o responsável por manter e gerenciar o funcionamento da empresa inteira. Contudo, não abra mão de alguns minutos para consumir conteúdos interessantes sobre o mercado como um todo, bem como da sua área de atuação. Hoje, na internet, é possível encontrar bons conteúdos como estes documentários e, ainda por cima, gratuitos. Aproveite a diversidade de formatos que se tem disponível, como os famosos podcasts, para se atualizar até mesmo quando você está fazendo outra atividade, como dirigir, por exemplo.

Fonte: Whow! Inovação.

Endnotes:
  1.  empreendedores : https://www.whow.com.br/eficiencia/saiba-quais-sao-os-pilares-do-empreendedorismo-criativo/

Source URL: https://www.sinapromg.com.br/cinco-documentarios-para-novos-empreendedores/